Educação

Estudantes da rede municipal recebem óculos de grau gratuitos

Equipes das Secretarias de Saúde e Educação realizaram triagem oftalmológica nos alunos para detectar os sintomas de falta de vista.

Desde sexta-feira (27) estudar está sendo muito mais fácil e prazeroso para dezenas de alunos da rede municipal de educação de Criciúma. Eles foram beneficiados, pelo projeto “Ver Melhor”, realizado através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Rotary Clube e Grupo Folchini. A proposta do programa é atuar na identificação e correção de problemas visuais dos estudantes das instituições municipais. A triagem prévia foi realizada dentro das escolas, onde foram identificados 50 educandos com alguma dificuldade de visão. Eles foram submetidos a exames específicos, como refração, avaliação de fundo de olho e medida da pressão intraocular (tonometria). Todos eles receberam, gratuitamente, seus óculos de grau nesta tarde.

Para o prefeito Márcio Búrigo, a parceria realizada entre Administração e Rotary, é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal. “Esse ato é muito importante, porque dá à criança melhores condições de estudo. Isso é cidadania. Se esses estudantes não fossem diagnosticados agora, certamente teriam um problema muito maior no futuro. Sem dúvida nenhuma é dignidade, qualidade de vida. Estamos cuidando das nossas próximas gerações”, destaca o gestor municipal.

Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, a parceria entre as secretarias, Rotary e Folchini, tem garantido às crianças carentes a oportunidade de melhorar o desempenho escolar e demais atividades diárias que requerem o esforço visual. “Para esse trabalho acontecer, previamente capacitamos os professores para que pudessem identificar os agravos. E esse é nosso maior objetivo. Estamos sempre trabalhando com parcerias para garantir mais qualidade de vida para nossos estudantes. Olhar nossos alunos sendo cuidados e satisfeitos nos contagia e motiva para continuarmos trabalhando ainda mais”, comenta Rose.

Colaboração: Milena dos Santos

[soliloquy id=”158687″]