Educação

Estudantes da Satc criam livros digitais

Proposta desenvolvida por alunos do ensino fundamental estará disponível no Portal Satc

Colaboração: Comunicação Satc

Colaboração: Comunicação Satc

Histórias criativas ganharam forma pela criatividade dos pequenos escritores da Satc. Os estudantes das turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram do Projeto Livro Digital e criaram uma publicação exclusiva. São 20 livros, cada um de autoria de uma das turmas, que trazem histórias criadas pelos próprios alunos. “Hoje, nossas crianças estão ligadas à tecnologia, ao mundo digital. Procuramos estimular a escrita e a leitura, fazendo com que isso fosse prazeroso, fazendo com que elas criassem suas próprias histórias”, ressalta a orientadora educacional Izabel Eufrázio De Brida.

O Projeto Livro Digital foi desenvolvido ao longo do segundo semestre nas aulas de Informática com as professoras Andreia Scarduelli e Caroline Pickler Machado. Nas turmas do 1º e 2º anos a história foi criada de maneira coletiva. “As professoras de cada turma trabalharam o conteúdo com os alunos, fazendo com os pequenos desenhassem figuras que depois foram inseridas na história”, conta Andreia.

Foi assim que surgiu o livro “Uma bruxa engraçada”, produzido pelo 2º ano D. Nele, as amigas Mariah de Farias, 8 anos, Júlia Esmeraldino, 8, e Beatriz Zanette, 7, encontram seus traços. “Foi bem legal, gostei de fazer o livro”, afirma Júlia. “A ‘prô’ pegou uma palavra e deu pra gente desenhar”, explica Mariah. As ilustrações foram inseridas no livro digital. São desenhos, como o de Beatriz, que criou um circo, e que agora compõem as páginas da publicação.

Entre as turmas de 3º e 5º anos, a criação foi um pouco diferente. Cada aluno fez seu próprio texto nas aulas de produção textual. “Cada um teve liberdade para criar. Procuramos estimular a criatividade”, ressalta Izabel. As publicações já foram apresentadas aos estudantes e, a partir desta quinta-feira (11), o Projeto Livro Digital será disponibilizado no www.portalsatc.com, no espaço do ensino fundamental. 

Colaboração: Comunicação Satc