Geral

Estudantes da Unisul visitam sítio arqueológico

Foto: Cilene Macedo/Assessoria Comunicação da Unisul

Foto: Cilene Macedo/Assessoria Comunicação da Unisul

Dando continuidade às atividades unidade de aprendizado Patrimônio Arqueológico, do curso de História Unisul de Tubarão, ocorreu no último sábado, 14/6, uma saída de campo. O local escolhido para os graduando realizarem um diagnóstico arqueológico não interventivo foi o sítio arqueológico Cabeçuda 01, localizado em Laguna. No segundo semestre do ano de 2012 foram realizadas escavações arqueológicas no mesmo sítio pelos pesquisadores do Grupep da Universidade.

“Esta atividade faz parte do nosso cronograma de aula, além dos alunos do curso de história, temos alunos de outros cursos que cursam a unidade de aprendizado. Foi uma excelente oportunidade para apresentar um pouco do patrimônio arqueológico existente em nossa região”, relata o professor Geovan Guimarães.

Além de vivenciarem melhor o trabalho arqueológico e conhecerem mais as evidências arqueológicas deixadas pela cultura sambaquieira, os estudantes aplicaram questionários com a população local. O objetivo é fazer um diagnóstico do conhecimento dos moradores vizinhos sobre a existência daquele sítio arqueológico e o que ele representa para os mesmos.

Orientados pelos professores Geovan Guimarães e Bruna Zamparetti, os alunos participantes da unidade de aprendizado desenvolveram atividade de campo e conheceram elementos históricos-culturais.

“Essa visita ao sítio arqueológico me permitiu vivenciar uma parte do trabalho de um arqueólogo, assim como reconhecer a importância de preservar e valorizar a cultura”, destaca a estudante de Pedagogia Amanda Matias de Souza.

O graduando de História Felipe Carvalho ficou fascinado com o local e com as explicações dos professores, de como se deu o trabalho desenvolvido por eles no salvamento. “Já a pesquisa que fizemos aos moradores, sobre o que sabiam da região, creio que foi a primeira vez que foi realizada no local”, destacou.

Colaboração: Cilene Macedo/Assessoria Comunicação da Unisul