Geral

Estudantes enfrentam dificuldades no Exame da Ordem

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de cinco anos de graduação, o bacharel em Direito para ingressar no mercado de trabalho ainda necessita enfrentar a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para conquistar a carteira como profissional. Todavia, em média de cada 100 postulantes, apenas 11 passam pelas duas fases do Exame que é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A hoje advogada Milly Christie passou por todas estas etapas. Agora com a sonhada carteira da OAB, ela atua em um escritório de advocacia do centro de Criciúma. “Nada foi fácil. Iniciei como assistente e precisava ser aprovada na Ordem para poder exercer a profissão. Considero a conquista como a realização de um sonho”, relembra Milly.

Milly se preparou para o Exame através de cursos específicos mas se abdicou de lazer para conseguir estudar de forma eficiente “O cansaço era grande. Deixei de passear com familiares e amigos, conciliei a jornada de trabalho integral, as aulas de Idiomas e ainda fazia a Pós-Graduação”, conta.

De acordo com o gestor do Damásio Cursos Preparatórios, Henrique Lapa, o candidato necessita se empenhar para conseguir passar. “Os Exames exigem notório conhecimento jurídico em diferentes áreas. E o importante não é o quanto se estuda mas o como se prepara para desenvolver conhecimentos específicos em áreas mais exigidas”, recomenda.

Para Milly, o estudo apenas em sala de aula não é o suficiente. “Orientaram-me a elaborar peças práticas. A didática dos professores e a maneira como sintetizam de forma clara e objetiva os temas complexos do Direito me chamou muita atenção, e sem sombra de dúvidas foi um diferencial para garantir o êxito”, diz. “Mas a rotina de estudos e as revisões feitas em casa são de suma importância, pois possibilitam o esclarecimento de eventuais dúvidas e a fixação do conteúdo ministrado em sala de aula”, finaliza.

Cursos preparatórios

Para a preparação da Prova Objetiva (Primeira fase) da próxima Prova da OAB que ocorre em 16 de novembro, os cursos específicos já iniciaram. “Nunca é tarde para começar. Com foco e disciplina o candidato chega ao resultado que tanto quer”, recomenda Lapa.

Colaboração: FlashNews Assessoria de Comunicação