Educação

Estudantes içarenses conquistam 12 medalhas na Olimpíada de Matemática

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Içara foi o município que conquistou o maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, entre todas as cidades da AMREC. Entre as escolas municipais e estaduais foram 12 medalhas (três de ouro, uma de prata e oito de bronze) e 45 menções honrosas. O estudante da EMEF Quintino Rizzieri, Luiz Gustavo Fernandes, foi classificado em primeiro lugar no estado.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon reafirmou o momento positivo que a cidade vive. “Içara passa por um momento bastante positivo. São medalhas conquistas em competições em várias instâncias, até internacional. O município é referência em políticas de assistência social a exemplo do Serviço de Acolhimento Família Acolhedora; e a cada ano amplia o numero de medalhas nas olimpíadas de matemática e língua portuguesa mostrando que a Educação de Içara é motivo de orgulho. Temos muito que fazer ainda, mas também muito que comemorar”, assinalou.

Já o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, enalteceu o trabalho desenvolvido pela secretaria de Educação, “que permitiu aos alunos o aprimoramento e, consequentemente, o merecido destaque. Assim como na Educação, outras áreas estão ganhando reconhecimento e fazendo de içara uma cidade melhor a cada dia”.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Jaqueline dos Santos, os resultados expressivos são fruto de um trabalho feito com muita dedicação. “Para darmos maiores possibilidades aos alunos elaboramos um projeto com aulas no contra turno escolar. Foram meses de aula de reforço nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Os resultados obtidos nos provam que o caminho é esse: proporcionar momentos de aperfeiçoamento e ampliação de conhecimento”, comemorou.

A maior premiação, o ouro, veio com os alunos das escolas Quintino Rizzieri, Luiz Gustavo Fernandes (1º lugar no estado) e Nicole dos Santos (16º); e Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Vanderval Borges de Souza Junior (9º). Já a prata foi conquistada por Roniel Serafim Vieira (Quintino Rizzieri). O bronze por Brener Emanuel Laureth Medeiros (Tranquilo Pissetti); Maria Julia Lemos Ramos, Taciane Moraes Marques e Guilherme da Silva Mello (Quintino Rizzieri); Alaercio Marques Junior e Matheus Ricardo Duarte (Maria Arlete Bitencourt Lodetti); João Henrique Santiago Vargas (EEF Gervásio Teixeira) e Ana Julia Goulart Librelatto (Maria da Gloria e Silva). A premiação será entregue no primeiro semestre de 2016, em Florianópolis.

Entre as escolas municipais estão: Angelo Zanellato, Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri e Tranquilo Pisseti. A participação das escolas estaduais ficou com: Maria da Gloria e Silva; Gervásio Teixeira; Ignácio Stakowisk; Antonio Guglielmi Sobrinho e Antonio Colonetti. Participaram estudantes do sexto ao nono ano.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara