Geral

Estudo com pomada leva Unisul a congresso mundial

Foto: Cilene Macedo (Na foto: Os professores Fabiana Schuelter Trevisol e Daisson José Trevisol com o estudante Cristiano de Oliveira Bizelli)

Foto: Cilene Macedo (Na foto: Os professores Fabiana Schuelter Trevisol e Daisson José Trevisol com o estudante Cristiano de Oliveira Bizelli)

Um estudo realizado no Centro de Pesquisas Clínicas da Unisul e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, foi aprovado no congresso mundial para novos medicamentos e tratamentos, que ocorre entre os dias 16 e 19/6 em Boston, Estados Unidos. Trata-se do maior congresso no mundo sobre o assunto. A pesquisa comprova a eficácia da pomada Fitoscar para o tratamento de úlceras venosas nas pernas.

“Com esse trabalho, nós comprovamos que é possível tratar essas úlceras com um medicamento fitoterápico, ou seja, com base natural. É uma nova alternativa para esses pacientes”, explica o professor doutor da Unisul Daisson José Trevisol, que coordenou a pesquisa. Ele viaja a Boston no domingo, 15/6, para apresentar os resultados do estudo, que é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Medicina Cristiano de Oliveira Bizelli.

A pesquisa foi realizada ao longo de dois anos, entre 2012 e 2013, e contou com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unisul. A pomada fitoterápica foi avaliada em 30 pacientes, atendidos no HNSC. Também participaram do estudo os professores doutores Fabiana Schuelter Trevisol e Reginaldo Boppre. “É um resultado bastante relevante porque as pessoas acometidas por essa enfermidade são, na maioria das vezes, de classe econômica baixa e, portanto, necessitam de outras alternativas para o tratamento”, diz o estudante Cristiano de Oliveira Bizelli.

O professor Daisson José Trevisol reforça que também é comum que os pacientes não respondam ao medicamento tradicional, alopático (químico), e que isso torna ainda mais relevante a comprovação da eficácia da pomada Fitoscar. Esta pomada já está no mercado há dois anos. Durante o congresso, apenas outros quatro trabalhos relacionados a medicamentos fitoterápicos serão apresentados.

Colaboração: Cilene Macedo/Gestão de Comunicação da Unisul