Geral

Etanol pode aumentar até 10% na região

Foto:Divulgação/Notisul

Foto:Divulgação/Notisul

Os consumidores sentirão no bolso mais um reajuste no preço dos combustíveis, que passa a valer nesta semana em pelo menos 14 estados brasileiros. Para os catarinenses, o aumento pode variar de acordo com a companhia fornecedora.
 
Em Tubarão, por exemplo, o preço do álcool sofrerá um acréscimo na faixa de 10%. “Quando o estoque for renovado no posto já pode gerar este reajuste. A gasolina também sofrerá um acréscimo de aproximadamente R$ 0,03”, calcula o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Tubarão, Maykon Schuelter.
 
Segundo o jornal Notisul, a principal causa do reajuste está relacionada com a entressafra da cana-de-açúcar. “Quando começar a colheita, em maio, por exemplo, a tendência é que o preço volte a cair. Temos que aguardar”, pondera Maykon.
 
Essa nova tabela, que traz valores de referência para a gasolina, óleo combustível, diesel, gás natural veicular e etanol é usada para determinar tanto o preço nas bombas quanto o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a ser cobrado pelos estados. No caso do etanol, por exemplo, na média de todos os municípios dos estados, o maior avanço foi em Piauí, com alta de 7,85%, enquanto no Distrito Federal foi de 6,86%.