Geral

Evento debate inclusão social e qualidade de vida dos catadores de lixo

Ação ocorre neste sábado, a partir das 8h30, no Bairro da Juventude

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Eu cato, e você, separa?” é o lema do 5° Fórum Ampliado de Lixo e Cidadania da Unesc, que será realizado neste sábado (22/11) no Teatro Rogacionista, no Bairro da Juventude, das 8h30 as 16h30. O evento debate a inclusão social de catadores que realizam a coleta seletiva da região e a criação de ações para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Os participantes terão um dia de reflexões e palestras com o tema “Avanços e Desafios da Coleta Seletiva Solidária”. Assuntos como inclusão social de catadores de lixo, o papel do Ministério Público na implantação do Plano de Resíduos Sólidos, possibilidades estratégicas para os catadores através de Empreendimentos de Economia Solidária serão debatidos por profissionais na área.

Entre os palestrantes estarão o promotor da 9ª Promotoria de Justiça de Criciúma, Luiz Fernando Góes Ulysséa e o professor da UnoChapecó e participante do projeto da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Carlos Eduardo Arns.

O Fórum faz parte do projeto de extensão da Unesc “Coleta Seletiva Solidária”, do qual participam alunos dos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental, coordenados pelos professores Mario Ricardo Guadagnin e Rosa Nadir Teixeira Jerônimo. Também apoiam ação, a Cáritas Diocesana de Criciúma, a ONG Nossa Rua e a Acrica (Associação Criciumense de Catadores).

As inscrições para o Fórum podem ser feitas pelo e-mail f.lixoecidadania@gmail.com ou caritas@diocesecriciuma.com.br, ou no dia do evento. Mais informações com a Cáritas Diocesana de Criciúma (48) 3433-1581 ou com a ONG Nossa Rua (48) 9612-6436.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc