Saúde

Ex-pacientes participam de campanha com série de ações, em Imbituba

O Centro de Referência da Mulher também aderiu à campanha com rodas de conversa, palestras e oficinas por vários bairros.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

As mobilizações pela prevenção ao câncer de mama e colo de útero continuam em toda a região com muito trabalho. Em Imbituba, por exemplo, a Secretaria de Saúde da prefeitura está com uma programação completa com ações de conscientização e apoio por toda a cidade, por meio do Centro de Referência da Mulher – Cerem.

Com o tema “Viver é poder celebrar a vida em toda a sua grandeza e beleza”, a 2ª Jornada do Outubro Rosa iniciou as atividades com a produção de um outdoor, fixado no calçadão, com mulheres que venceram o câncer. Elas alertam para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O Cerem também realiza palestras sobre o tema nas empresas, além de trazer o médico especialista do Centro de Pesquisas Oncológicas de Florianópolis, Ricardo Branco, para uma conversa com as técnicas e agentes comunitárias. A programação também envolve as Estratégias de Saúde da Família – ESF, com a oferta de mamografia e exames preventivos gratuitos.

De acordo com a secretária de saúde, Maria Martins dos Passos, este é o momento de intensificar os trabalhos de prevenção com a ajuda de toda a cidade. “É preciso quebrar paradigmas e falar sobre esse assunto não somente com as mulheres, mas também com as famílias. Mostrar a realidade de pessoas que lutaram contra a doença redobra a nossa atenção e só reafirma a importância dos exames preventivos”, alerta.

Outro destaque na Jornada do Outubro Rosa é a valorização e a retomada da autoestima dessas mulheres que venceram o câncer. “Iniciamos um grupo chamado Tecendo a Gratidão, para que essas pacientes acometidas com a doença possam trocar experiências e falar sobre seu cotidiano. É uma oportunidade para elas se redescobrirem, darem força umas às outras”, afirma a coordenadora do Cerem, Marília Mendonça.

O projeto é realizado por acadêmicas de psicologia da Unisul, e ocorre todas as sextas-feiras, às 14 horas, no Cerem. Até o fim deste mês, a jornada ainda oferece ações como limpeza de pele, design de sobrancelhas e psicoterapia.

Com informações do Jornal Notisul