Saúde

Exame genético é aliado na prevenção do câncer de mama

Novidade na região, o procedimento é realizado nas 13 unidades do Laboratório Búrigo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um exame simples e rápido, mas eficaz na prevenção do temido câncer de mama já está disponível em Criciúma e região. Com apenas cinco ml de sangue é possível detectar se a paciente poderá vir a desenvolver a doença. A resposta está na genética, na Medicina 4P Genômica, resultado dos avanços do Projeto Genoma Humano (PGH), aliados ao desenvolvimento de novas tecnologias. Os quatro “Ps” indicam um procedimento preventivo, personalizado, preditivo e participativo. “Realizamos no exame um mapeamento do DNA em busca dos já conhecidos genes causadores do câncer de mama. Caso sejam encontrados, o médico poderá, com base no vasto laudo oferecido, encontrar formas de prevenção ou tratamento mais adequadas às características individuais de cada paciente”, afirma a bioquímica Helga Hilbert Mello, gerente técnica do Laboratório Búrigo.

Por conta da complexidade do laudo, o exame só pode ser requisitado por médicos e leva, aproximadamente, 15 dias para ficar pronto. O investimento varia de R$ 500 a R$ 3 mil, sendo que o procedimento ainda não tem cobertura de convênios de saúde. “Se levarmos em conta que o fator genético não muda, o custo benefício do exame é altíssimo, só será feito uma vez na vida”, explica a gerente técnica.

O procedimento ficou mundialmente conhecido por conta da dupla mastectomia da atriz Angelina Jolie, que optou pela retirada das mamas após testes genéticos confirmarem uma predisposição para desenvolver câncer. A cirurgia gerou polêmica já que a predisposição é encarada, segundo especialistas, como um risco, mas não uma sentença de morte. Não significa que a pessoa, obrigatoriamente, irá desenvolver a doença.

No Sul de SC, o Laboratório Búrigo é pioneiro em Medicina 4P Genômica. O serviço é oferecido nas 13 unidades de coleta espalhadas pela região Carbonífera.

Outras aplicações para a Medicina 4P Genômica

Também estão disponíveis exames nas áreas de mapeamento genético da pele (Dermagenética), terapia medicamentosa personalizada (Dermacofarmacogenética), nutrição personalizada para adultos e crianças (Nutrigenética), tratamento antirretroviral individualizado (Farmacogenética do HIV), terapia farmacológica individualizada para pacientes com câncer em geral (Oncofarmacogenética), além de perfis de risco cardiovascular e destoxificação (Detox).

Colaboração: Caroline Bortot