Geral

Exposição apresenta produtos fabricados por apenados em Santa Catarina

Pela primeira vez o sistema prisional realiza uma exposição dos produtos fabricados por apenados catarinenses e das atividades laborais executadas nas unidades prisionais. A abertura da 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional de Santa Catarina foi realizada nessa quarta-feira (26) no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Empresas que trabalham em parceria com o Presídio Regional de Criciúma, Penitenciária Sul, Presídio Regional de Araranguá, Presídio de Tubarão e as Unidades Prisionais Avançadas (UPAs) de Laguna e Imbituba também estiveram presentes na exposição.

“Nosso estado é o que tem a maior  proporção de apenados em atividade laboral no país. São mais de 200 convênios, envolvendo 8.300 apenados, ou seja, 48% do total de reeducandos estão em linhas de produção”, destacou a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

Os produtos fabricados por apenados catarinenses, resultado da  parceria com  empresas e organizações que oferecem oportunidade de trabalho e renda no sistema prisional do estado, estão expostos no espaço Lindolf Bell até o dia 27 de março.

São móveis, estofados, camas, roupas, eletrodomésticos, ventiladores, grill para cozinhas, bicicletas, chuveiros, cortinas, flores, janelas de alumínio, tapetes artesanais, lajotas, lâmpadas, tintas, motores e telefones.

“Tudo isto só foi possível porque o sistema prisional de Santa Catarina passou a ser tratado nos últimos anos como uma política pública”, ressaltou o diretor do Deap, Leandro Antônio Soares Lima. “Queremos, assim, mostrar à sociedade as políticas laborais penitenciárias implementadas em Santa Catarina e debater propostas que direcionem novas diretrizes de ressocialização no sistema prisional do Estado”, concluiu Lima.

Paralelamente à exposição, nos dias 26 e 27 de março, no Cinema do CIC, será realizado  o Seminário “O Sistema Prisional e a Geração de Trabalho e Renda”, que contará com a participação de autoridades no cenário estadual e nacional, na área empresarial, de execuções penais e políticas penitenciárias.

Durante a solenidade ainda foram assinados quatro convênios de ressocialização: com a Abbaspel – Indústria e Comércio de Papéis e a UPA (Unidade Prisional Avançada) de Porto União; e a Sthhelin Flores e o Complexo Penitenciário do Estado. Um convênio de parceria também assinado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) visando a construção de salas de espera/atendimento dos advogados nas unidades prisionais catarinenses.

Além da secretária da Justiça e Cidadania, Ada De Luca, e do diretor do Deap, Leandro Lima, a abertura da 1ª Mostra Laboral contou ainda com a participação de representantes do Ministério Público de Santa Catarina, o Promotor de Justiça Dr. Onofre Agostini, do Tribunal de Justiça, juiz-corregedor Dr. Alexandre Takaschima, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina, Dr. Tullo Cavallazzi, Defensoria Pública estadual, Dr. Ivan Ranzolin,  e  o diretor-ajunto da Secretaria da Justiça e Cidadania, Sady Beck Junior.

Colaboração: Denise Lacerda/Imprensa Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

[soliloquy id=”60701″]