Geral

Exposição homenageia monsenhor Agenor Neves Marques

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Foto Clube de Urussanga promove na próxima sexta-feira, dia 10, a exposição fotográfica “100 anos de nascimento do monsenhor Agenor Neves Marques”. O evento tem como objetivo resgatar um pouco da história do padre natural de Palhoça e que se dedicou aos municípios de Tijucas, Itajaí, Criciúma, Siderópolis, Treviso e Urussanga após ser ordenado padre.

A exposição é uma homenagem ao padre Agenor, que faleceu em 2006, e na próxima sexta-feira, dia 10, completaria 100 anos. O padre recebeu os títulos de cônego, monsenhor, escreveu e fundou diversas entidades na cidade, entre elas a Casa da Criança, a Rádio Fundação Marconi, a Sociedade Damas de Caridade, a Escola profissional São José e o Museu Municipal Academia de Letras de Urussanga.

Durante o evento serão expostas mais de 200 fotografias em ordem cronológica, 60% delas em preto e branco, além de peças pessoais, religiosas e vestes do padre. “Queremos resgatar e trazer para a comunidade um pouco de tudo o que ele fez”, destaca o presidente do Foto Clube Urussanga, Luiz Antônio Neves Marques, que também é filho adotivo do padre.

A exposição terá duração de 20 dias e será realizada na praça de alimentação do Business Center Rosalino Damiani, na Praça Anita Garibaldi, a partir das 20 horas na região central de Urussanga. A visitação será aberta para as escolas do município.

Confira algumas das principais obras do monsenhor:

Edificação que construiu em Urussanga:
Edifício Kennedy;
Pavilhão Celso Ramos;
Paraiso da Criança;
Casa Paroquial.

Obras literárias:
Catequista Ideal;
Magnólia Branca;
Imigração Italiana;
Vário livros e cartilhas de apicultura;
História de Urussanga;
Os Magos entre outras.

Com informações do site Engeplus