Geral

Faculdade Satc obtém credenciamento junto à Agência Nacional do Petróleo

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

A Faculdade Satc, por meio do Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL), está credenciada junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para desenvolver pesquisas nas áreas de geração de biocombustíveis, outras fontes de energia, petróleo e gás natural. A confirmação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de março.

A Unidade de Pesquisa de Ciências Térmicas do CTCL está habilitada para atuar nos seguintes temas associados as áreas citadas: gaseificação de biomassa; outros processamentos de biomassa e produção de biogás; processos de produção de hidrogênio e sistemas catalíticos; captura e Estocagem de CO². “O carvão e o petróleo tem várias questões tecnológicas em comum e a‎ Satc/CTCL pode contribuir com o desenvolvimento tecnológico dessas duas fontes energéticas importantes para a segurança energética brasileira”, ressalta o diretor executivo da Satc Fernando Zancan.

De acordo com o Portal Satc, atualmente são 16 pesquisadores envolvidos diretamente na Unidade. “A Satc avança ainda mais em um de seus principais eixos, que é a pesquisa. Com o credenciamento junto à ANP temos a possibilidade de ampliar parcerias com empresas do setor de óleo, gás e biocombustíveis”, pondera o coordenador do CTCL Luciano Biléssimo.

O credenciamento permite a pesquisa em áreas como de captura de CO2, produção de biogás e hidrogênio e processos vinculados à biomassa. “Com as pesquisas estaremos contribuindo para o desenvolvimento tecnológico na área de fontes renováveis de energia”, ressalta a coordenadora da Unidade de Ciências Térmicas e coordenadora do curso de Engenharia Química Aline Resmini Melo.

Hoje, o CTCL já atua na pesquisa para o setor carbonífero, em áreas como a gasificação do carvão e o sequestro de carbono, que possuem relação com a indústria de óleo, gás e biocombustíveis. O desenvolvimento de projetos de pesquisa dependerá da demanda das empresas.