Geral

Famcri deflagra “Operação Cacareco” em Criciúma

Maquinário percorrerá bairros recolhendo entulhos e paralelo, equipe entregará manual de conscientização

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

Para promover a consciência ambiental e despertar no cidadão que cada um é responsável pelo lixo que produz a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famcri) deflagra a “Operação Cacareco”. A ação contempla a limpeza emergencial do lixo e entulhos depositados irregularmente nos bairros.  Desta forma estão sendo disponibilizados em parceria com a empresa J.C Lopes, que é a responsável pela coleta de lixo na cidade, mais de três caminhões, além de retroescavadeiras para fazer a faxina.

Contudo, conforme o presidente da Famcri, Gélson Fernandes, esta mobilização será única. “Não será contínua. Os caminhões passarão pelo bairro, vão recolher e não voltarão mais. O cidadão precisa ser parceiro na limpeza da cidade e colaborar, dando o destino correto para o lixo”, afirmou.

A mobilização, segundo Fernandes, se faz necessária pelo grande volume de lixo acumulado em locais inadequados, como terrenos baldios, margem de rodovias e rios. Paralelo a ação de recolhimento, técnicos da Famcri estarão fazendo abordagem nas casas, com distribuição de material remetendo para a importância de dar o descarte adequado para os materiais inservíveis.

O maquinário circulará por todos os bairros durante seis meses, sendo que a ação contemplará um bairro por semana. Os locais não serão divulgados, já que a intenção, de acordo com o presidente da Famcri, não é incentivar as pessoas a colocarem o entulho na frente de casa para a prefeitura recolher, mas conscientizar sobre a redução na produção e descarte correto do lixo. “Vai além de deixarmos a cidade mais limpa, é conscientizar de que a responsabilidade não é apenas da prefeitura”, reforçou.

Lei de educação ambiental mais rigorosa

A primeira região visitada foi a grande Santa Luzia, com os caminhões circulando nesta segunda-feira na Vila Manaus e bairro Progresso. Além da “Operação Cacareco”, a Famcri estuda medidas mais rigorosas no controle do descarte correto do lixo em Criciúma. Nesta quarta-feira (02) haverá uma reunião com o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Comdema), para a criação de uma comissão permanente de fiscalização. A proposta, conforme Fernandes, é a criação de uma lei de educação ambiental com mais rigor, prevendo inclusive multa para quem jogar papel no chão. O encontro está marcado para às 8h30, no Salão Ouro Negro, da Prefeitura de Criciúma.  

Colaboração: Fernanda Zampoli