Geral

Famcri revitalizará área verde do Renascer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma ação ambiental neste sábado (28) visa renovar uma área verde localizada no bairro Renascer. A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), a unidade do Colégio Marista implantado no local e moradores farão o plantiode mudas de espécies nativas com intuito de revitalizar o espaço e incentivar a arborização na localidade.

A iniciativa faz parte de projeto de preservação “Ecomina”, da rede de solidariedade da instituição. A medida busca recuperação do espaço com degradação ambiental, segundo o diretor de arborização e de educação ambiental da Famcri, Antônio Fabio Lessa Matos. “A comunidade e a escola se juntaram para tentar manter o local que estava sendo degradado. A Famcri está dando todo o suporte. Máquinas estão atuando, já fizemos roçada e retiramos os entulhos”, explica o diretor.

Nesta quinta-feira (26) a equipe de arborização da fundação fez covas em todo entorno da praça para a realização do plantio. Aproximadamente 400 mudas dos mais diversos tipos serão plantadas no local. Entre elas, árvores de ingazeiro, coqueiro jerivá, gabiroba e cedro. “A Famcri sempre será parceira nas ideias criativas e se coloca disposição das instituições para plantar, recuperar e preservar o meio ambiente” frisa o presidente da fundação, Gelson Fernandes.

Conscientização na comunidade

Idealizador do projeto, o professor do colégio Marista, Varli Chagas, frisa que o mais importante da ação é o resgate da relação entre o homem e o meio ambiente. “Queremos aproximar a comunidade e os estudantes da natureza. Esta área estava em degradação e é um espaço que atinge 500 pessoas diretamente, que moram próximas ao local”, afirma. Para fortalecer a ideia e conscientizar, plantas também serão distribuídas entre os moradores e estudantes presentes na ação.

Colaboração: Denise Possebon