Geral

Famílias carentes recebem banheiros novos em Orleans

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

A aquisição de uma casa própria, em algum momento da vida, é um sonho para todos os cidadãos. Não importa o tamanho e que característica tenha, a compra do imóvel é considerada uma das mais importantes conquistas na vida. Na maioria das vezes, este sonho é consumado com a constituição da família.

Entretanto, em alguns casos, a casa acaba não sendo sinônimo de segurança e se torna um local vulnerável, oferecendo riscos a família. Dificuldades socioeconômicas estão diretamente relacionadas a estes problemas.

Diante desse quadro, a administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Orleans, não mede esforços para suprir as necessidades de famílias carentes do município.

Segundo dados da secretaria, em 2013, 184 famílias foram vistoriadas nas áreas urbana e rural do município, com o intuito de diagnosticar as necessidades de cada uma, para então poder, de alguma forma, ajudá-las. Este estudo resultou em 9 casas construídas e 24 residências reformadas.

“As famílias visitadas, que apresentam real necessidade, são cadastradas por meio de um sistema informatizado. Este sistema permite a secretaria, além da organização, agilizar os atendimentos”, destaca a assistente social, Tatiana Jung Furlan.

Neste ano, 72 duas famílias receberam a visita dos responsáveis. Seis casas foram disponibilizadas e mais doze estão em processo de aprovação.

Além disso, dez famílias tiveram a oportunidade de ter em suas casas um banheiro novo. “Foram investidos R$ 70.084,90 para a construção dos novos banheiros. Pindotiba, Santista, São Gerônimo, Rio Belo e Samuel Sandrini foram bairros onde as famílias foram contempladas” afirma Tatiana.

Uma das contempladas com o banheiro, a moradora do Bairro São Gerônimo, Maria Madalena Martins Viana, destaca a importância da nova estrutura física na residência. “Foi um sonho para toda minha família. Antes as crianças ficavam doentes, pois, o banheiro era na rua e não estava em boas condições. Financeiramente, nós não teríamos como construir um novo banheiro e graças à assistência social conseguimos. Só tenho a agradecer ao prefeito Marco e sua equipe”, mencionou a dona de casa.

Este trabalho é desenvolvido em parceria com o Conselho Gestor do Fundo Habitacional de Interesse Social, tendo como presidente, a engenheira civil, Micheline Berger. As visitas são realizadas pela assistente social Tatiana e a servidora Hellen Rose da Silva Hilbert, responsáveis pelo setor de habitação da pasta, e posterior análise do departamento de engenharia civil da prefeitura de Orleans.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans