Geral

FCC realiza estudo em arquivo histórico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) está realizando um estudo no acervo de filmes do Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez, na Casa da Cultura. O levantamento prevê um projeto para transformar em torno de 120 rolos de filmes no formato película para mídia digital.

Segundo o coordenador do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (SPHAM), Renato de Araújo Monteiro, é uma medida de segurança para não perder o material arquivado e tornar mais fácil a reprodução. “O valor histórico que os filmes originais possuem é insubstituível, por isso eles continuarão sendo preservados, porém haverá essa outra opção que se adapta às mídias modernas”, disse.

O arquivo histórico possui filmes de até 35 anos, divididos em 16mm, 32mm e super 8, e contém registros de fatos históricos da cidade de Criciúma, como festas na Praça Nereu Ramos, Carnavais de rua, transporte de carvão, além de inaugurações de obras. O especialista em recuperação de filmes e voluntário, João Batista Martins, fez a limpeza das películas fotográficas e revelou que os materiais estão em bom estado de conservação. “As películas vão se deteriorando com o passar do tempo, mas pela avaliação que eu fiz estão aptos para o procedimento”, contou.

De acordo com a assessora do departamento de projetos de captação de recursos da FCC, Simone Külkamp após todos os filmes passarem pela limpeza ou recuperação, um projeto será cadastrado em editais de incentivo a cultura como o Prêmio Elisabete Anderle. “Com isso, vamos buscar o aporte financeiro para a realização das ações necessárias para preservar a memória criciumense”, explicou.

Para o presidente da FCC, Daniel Freitas, o trabalho de digitalização é fundamental para perpetuar e deixar registrado as histórias para as futuras gerações. “Enquanto presidente gostaria muito de poder exibir esse material em praça pública”, afirmou. 

Colaboração: Jessica Rosso