Geral

Febave completa 40 anos de história e desenvolvimento

Criada no dia 23 de setembro de 1974, a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave completa na próxima terça-feira, 23 de setembro, 40 anos.

A Febave colabora com as questões educacionais, sociais, e culturais da região das Encostas da Serra Geral, e mantém hoje um centro universitário, uma escola com educação infantil, ensino fundamental e médio, um centro de qualificação profissional, um centro de educação infantil social, um museu ao ar livre, duas escolas técnicas, e um hospital veterinário.

São 40 anos de história e desenvolvimento como acompanhou Dona Edite Ascari Debiasi, ela que veio da comunidade de Rio Pinheiros, interior de Orleans, para reconstruir a vida na cidade com os pais quando a família perdeu tudo o que tinha na enchente de 1974. Seis anos se passaram e Dona Edite conseguiu uma oportunidade na Febave. No mês de novembro faz 34 anos que ela trabalha na instituição. “Passou muito rápido, quando eu penso que já faz todo esse tempo parece mentira, mas eu gosto do que eu faço aqui, me sinto realizada”, relatou Dona Edite.

Ela é quem prepara o lanche das crianças do ensino infantil da Escola Barriga Verde, e lembra que antes trabalhava na roça e não sabia fazer nenhuma função doméstica, apenas o serviço da agricultura, e foi dentro da instituição que aprendeu os serviços de cozinha que sabe hoje. “Aqui foi o meu primeiro emprego, não tenho do que reclamar, só agradecer, pra mim a Febave é como se fosse a minha família, é a minha segunda casa”, afirmou Dona Edite.

A instituição ajudou a formar profissionais e cidadãos. Pessoas que estudaram no Centro de Educação Infantil Social, e na Escola Barriga Verde, há 20 ou 30 anos atrás, ainda hoje cumprimentam Dona Edite na rua por lembrar da sua colaboração na instituição.

Quem também faz parte dessa história, trabalhando há quase 30 anos na Febave, é a diretora do Centro de Educação Infantil Social, Maria de Lourdes Bett Della Giustina, que se orgulha ao ver os serviços que hoje são oferecidos do berçário ao ensino superior. “Tudo era muito simples, mas sempre com trabalho de qualidade e objetivo de crescimento, hoje eu fico muito feliz quando uma criança com pouca condição se forma no centro infantil e lá na frente terá oportunidade de ingressar no ensino superior. A Febave sempre teve comprometimento com a comunidade e com a educação, que isso nunca se perca”, salientou Maria de Lourdes.

Para comemorar o aniversário dos 40 anos da instituição, será realizado um almoço comemorativo para os colaboradores da Febave. Também uma missa em ação de Graças na Igreja Matriz de Orleans no domingo, 21, e uma Sessão na Câmara de Vereadores da cidade na segunda-feira, 22. Os alunos da instituição participarão de uma atividade festiva na noite de terça-feira, 23, para comemorar a data.

Colaboração: Thaiara Pilon/Setor de Comunicação e Marketing do Unibave

 

[soliloquy id=”87733″]