Geral

Feira da Economia Solidária movimenta a Unesc

Ação conta com a participação de oito empreendimentos, entre agricultores e artesões

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

Delícias caseiras, pães, bolos e biscoitos integrais, artesanato e bijuterias, entre outros produtos, podem ser encontrados todas as quartas-feiras, das 16 às 22 horas, na Praça do Estudante da Unesc. Com preços acessíveis e grande diversidade, a Feira da Economia Solidária conta com a colaboração de oito empreendimentos da região. A ação faz parte do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária) da Universidade e já está no terceiro ano.

Todas as semanas a professora do curso de Ciências Contábeis Andreia Citadin passa pelo local. “Além de incentivar as famílias agricultoras e artesãs, a Feira beneficia professores, alunos, funcionários e comunidade por fornecer ótimos produtos naturais e de qualidade. Passo por aqui toda semana e nunca saio de mãos abanando”, brinca.
Para a estudante do curso de Letras Eludine dos Santos, a Feira é uma alternativa às compras de casa. “No dia a dia corrido da Universidade é complicado comprar esses tipos de produtos, por isso venho à Feira toda semana”, comenta. 

A Feira permanente teve início em 2012 em uma parceria da Unesc, através da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e do PAES, com a Epagri, Cáritas, Pastoral da Saúde e prefeituras da região. O espaço conta com a participação de oito empreendimentos, sendo três cooperativas de agricultura familiar (com produtos variados, como feijão, arroz, hortaliças, frutas, pães e biscoitos) e cinco de artesanato.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc