Esporte

Fesporte dá início aos 8º Jogos Abertos da Terceira Idade

A alegria e a emoção tomaram conta da solenidade de abertura dos 8º Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti de Santa Catarina. Em um coro empolgante, as delegações dos 152 municípios entoavam “Salve a terceira idade, vejam que turma legal, vejam que alto astral”. O evento de abertura recheado de apresentações surpreendeu o público, que lotou o Ginásio Municipal Valmir Orsi, em Criciúma.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, Marcelo Kowalski, salientou a dedicação do Governo do Estado de Santa Catarina para com a terceira idade.

“O governo Raimundo Colombo tem se dedicado de uma forma exemplar para que seja dado mais atenção a este segmento da sociedade catarinense, que é a terceira idade. Que ao final destes três dias, tenhamos uma referência para continuarmos seguindo em frente. Levem de Criciúma a esperança de estarmos juntos novamente no próximo ano”, afirma.

A abertura iniciou com o desfile das delegações que agitou as torcidas dos mais de 2,5 mil competidores. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, João Rosa Filho Fabris, o ginásio lotado é significado de que o Jasti é a melhor competição catarinense.

“Estes jogos são os melhores de Santa Catarina. Já fui atleta e representei Criciúma em muitas competições, mas nunca vi tanta gente em uma abertura. Estes atletas já são vitoriosos”, enalteceu o secretário que foi aplaudido pela plateia.

Para o prefeito anfitrião, Márcio Búrigo, receber o Jasti em Criciúma traz um sentimento de muita alegria para todos os munícipes. “Nós estamos aqui porque vocês já passaram primeiro. Um sentimento de alegria toma conta de cada canto de nossa cidade e não tenho dúvidas, de que a partir de hoje, os criciumenses estarão recebendo os visitantes com o que há de melhor em nossa cidade”, declara.

Outro momento emocionante da abertura foi a entrada do fogo simbólico, conduzido pelo atleta criciumense, Wadsuavo Milack, que aos 89 anos, percorreu a pista com a tocha para acender a pira olímpica, embalado da energia do Coral Show Criança Feliz que seguiu com apresentações. Já o juramento ficou com a atleta, Santa Bernadete Batista Dutra, que com 64 anos, irá competir por Criciúma na bocha.

As competições iniciam neste domingo, 17, e seguem até o dia 21 de maio. Mais de cinco mil pessoas são esperadas para prestigiar o evento, trocar experiências e participar das competições esportivas nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dança popular, dança livre, dança de salão, dominó e truco. 

Pesquisas elaboradas pela Fesporte em 2015 apontam que os Jasti aumentam a cada ano. Só nas etapas municipais e nas microrregionais, pelo menos 12 mil pessoas, entre atletas e técnicos, estiveram envolvidas no evento. Número que representa 2,41% da população idosa com idades entre 60 e 74 anos de Santa Catarina.

Com informações de Paula Darós Darolt

[soliloquy id=”125512″]