Geral

Festa julina reúne grupos do Núcleo de Apoio a Saúde

A tarde foi de festa para os participantes das atividades promovidas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf. O arraial realizado nessa quinta-feira (3), no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, reuniu comida típica, música, danças folclóricas e integração.

A união e participação dos grupos no evento, de acordo com a coordenadora do Nasf Maria Aparecida de Bona, é um reflexo do trabalho que vendo realizado com essas pessoas de forma complementar aos usuários dos postos de saúde do município. “Estamos nos organizando para trazer as pessoas ao Nasf de forma preventiva. Não devemos somente apagar os incêndios. Nossa proposta é trabalhar com eles de forma integrada”, salientou.

Grupos de todas as comunidades participam de atividades saúde e bem-estar desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar do núcleo, entre elas educadores físicos, enfermeiro, psicólogos, assistente social, educadores físicos, naturóloga, fisioterapeutas e nutricionista.

Quatro educadores físicos se dividem para realizar as aulas de ginástica duas vezes por semana em todas as localidades. Nas quartas e sextas-feiras Rejane Siqueira se programa para não ter compromissos. “Essa tem sido uma atividade física que faço há dois anos sem parar. Tem feito muita diferença na minha saúde. Como tenho pouco tempo, aproveito para me dedicar nesses dias”, disse a moradora da Praia do Sol.

A nutricionista, Denise Maciel, atende usuários individualmente quando são encaminhados os pedidos pela unidade de saúde e também acompanha grupos do núcleo, através de palestras e aulas de culinária saudável.

Lirane Moreno, naturóloga, explica que seu trabalho também é feito de forma individual e em grupo com foco em terapias naturais. “Formamos grupos e mostramos quais plantas são boas para saúde, como preparar chás, seus benefícios. Trazemos alternativas naturais e fitoterápicas como forma de melhorar a saúde. Quando a terapia é individual preparo uma linha direcionada à necessidade específica da pessoa”, explica.

Assim como elas, as psicólogas e fisioterapeutas se dividem em atendimentos individuais na políclina e em grupos nos postos de saúde.

Através de apoio especializado, o Nasf potencializa as ações de saúde dando suporte à Estratégia Saúde da Família – ESF. De forma integrada atua em doze unidades: Vila Vitória, Magalhães, Progresso, Esperança, Campo de Fora, Mar Grosso, Ribeirão Pequeno, Região da Ilha, Cabeçuda, Barranceira, Portinho e Caputera.

[soliloquy id=”74725″]