Geral

Festival promove a diversidade cultural por meio da dança

Uma volta ao mundo por meio da dança com muita expressão artística e corporal. Assim foi o 14º Festival de Danças de Içara, realizado na noite dessa quarta-feira, no Ginásio de Esporte Ergínio Januário Borges – Complexo Esportivo João Ramos Rousseuq. O evento envolveu cerca de 200 estudantes de 12 instituições de ensino da cidade e da Fundação Cultural.

“O Festival de Danças oportunizou os alunos a conhecer a cultura, característica de cada povo dos cinco continentes. Um belo trabalho desenvolvido. Todos os envolvidos estão de parabéns”, avaliou o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon. “A dança é uma arte e hoje os atores principais são nossos alunos. Este momento ficará na história de quem participa”,  completou o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin.

Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Larah Fernandes Mateus, esteve entre os alunos que se apresentaram. “Foram cerca de dois meses de estudo e preparação para participarmos do festival. Por meio da dança representamos a cultura nordestina. Foi um grande aprendizado”, avalia a estudante.

O evento foi organizado pelo Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. “Obtivemos um resultado bastante positivo. Os estudantes vivenciaram a cultura dos povos por meio de estudos e na vivência da expressão artística e corporal”, destaca o secretário de Educação, Antônio de Mello. Para a coordenadora do festival, Vanderleia Pizztti Nunes de todas as edições esta foi uma das melhores. “Houve a interação da escola, professores, pais e alunos com o tema. Um grande envolvimento!”.

Apresentam-se alunos das escolas municipais de educação básica, Hercílio Serafim; Paulo Rizzieri; Ângelo Zanellato; Maria Barcelos Puzinsk; Maria Arlete Bitencourt Lodetti e Ignácio João Monteiro. Ainda estudantes da Apae; Centro Educacional Pastor Pedro Valentim Monteiro; escola estadual Dimer Pizzeti e Fundação Cultural. Ao final do Festival, todos os grupos se uniram em uma única apresentação, representando a união dos povos.

Colaboração: Francis Leny

[soliloquy id=”88992″]