Geral

Fiéis começam a preparação do tradicional tapete em Lauro Müller

Nesta quinta-feira (19), os católicos celebram o dia de Corpus Christi. Em Lauro Müller, a confecção do tradicional tapete por onde vai passar a procissão é responsabilidade dos fiéis da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Os trabalhos começaram bem cedinho, por volta das 8h.

O roteiro da procissão este ano sairá do bairro Sumaré, seguindo pela Rua Henrique Lage até a Rua Alexandre Doneda. Depois sobe a ladeira da Igreja Matriz, até o interior da mesma, onde será celebrada a Santa Missa.

Há dias várias equipes das pastorais da igreja vêm trabalhando na preparação dos materiais e dos desenhos que darão forma ao tapete que terá uma extensão de aproximadamente 1 km.

De acordo com a vice-coordenadora do Conselho Pastoral da Matriz, Yolando da Silva Cardoso, que participa da confecção dos tapetes há mais de 20 anos, ao longo do trajeto, quatro altares serão construídos. “O primeiro fica em frente a casa da senhora Iva Citadin, o segundo em frente da casa de Otávio Mariot, o terceiro em frente da casa de Dione Acordi Fontanella e o quarto e último na Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe”, explica.

Para dona Yolanda este é um momento de muita alegria e prazer. “Apesar de já ter participado como voluntária em mais de 20 celebrações, a cada ano a ansiedade e a expectativa, acaba tomando conta da gente, pois queremos ver como ficou o trabalho depois de pronto. Poder ajudar e fazer parte deste momento é algo muito gratificante”, comenta.

Programação para a Paróquia Imaculado Coração de Maria – Lauro Müller

08h30min: Missa – Hospital

10h: Missa e Procissão – Barro Branco

10h: Missa e Procissão – Itanema

15h: Missa e Procissão – Matriz

15h: Missa e Procissão – Guatá

17h: Missa e Procissão – Km 107

17h: Missa e Procissão – Palermo

História

Tradição que acontece desde o século 13, as igrejas católicas celebram o Corpus Christi na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Os fiéis se mobilizam para confeccionar os tradicionais tapetes e trilhos como forma de reviver a Última Ceia de Jesus Cristo junto com aos apóstolos, antes da crucificação. Em 1247 aconteceu a primeira Procissão Eucarística pelas ruas de Liége, na Europa, como festa diocesana, transformando-se, posteriormente, em festa litúrgica.

[soliloquy id=”71936″]