Geral

FIESC discute uso eficiente de energia na indústria

Foto: Novo Texto Comunicação

Foto: Novo Texto Comunicação

A FIESC promoveu na tarde desta sexta-feira (26), o seminário “Uso Eficiente de Energia na Indústria”. O evento ocorreu em outras cidades do estado e é uma iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina,no âmbito do Plano Sustentabilidade para Competitividade da Indústria Catarinense, dirigido para os principais centros consumidores de energia, e tem como principal objetivo orientar e auxiliar as indústrias na implantação de medidas e projetos de conservação de energia elétrica. “Estamos preocupados com o futuro da indústria, ontem ainda tivemos um seminário sobre o uso da água. Hoje, 45% do uso da energia é para a indústria, precisamos buscar alternativas para otimizar o uso dessa energia”, ressalta o vice-presidente Regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

O evento contou com a participação de representantes da indústria de abrangência da entidade, além de estudantes e acadêmicos. Temas como: Soluções sustentáveis em eficiência energética para a indústria; Uso racional do vapor na indústria; Eficiência Energética – A fonte mais barata de energia elétrica e Indústria + Eficiente – O papel da eficiência energética na produtividade e competitividade da indústria, pautaram o seminário com profissionais do SENAI, WEG, Bermo válvulas e equipamentos industriais e Celesc.

Atualmente, a indústria Catarinense é responsável por aproximadamente 45% do consumo de energia elétrica do Estado, com apenas 3,8% do número total de consumidores. “Estes índices mostram a importância do setor industrial para a distribuição de energia elétrica. Por este motivo estamos realizando este trabalho em toda a Santa Catarina e pela primeira vez traremos esta discussão para o Sul”, garante Vidal.

Colaboração: Novo Texto Comunicação