Geral

Fiesc e sindicatos patronais do Sul discutem orientações sobre a NR12

Foto: Cibele Córdova

Foto: Cibele Córdova

Motivada pela demanda empresarial catarinense sobre orientações de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, a Fiesc – Regional Sul promoveu nesta quinta-feira (2) uma reunião para discutir a Norma Regulamentadora NR12. O evento aconteceu na sede da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC e reuniu empresários e sindicatos patronais da indústria da região Sul.

A NR12 estabelece medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos. De acordo com o diretor jurídico do Sistema Fiesc, Carlos José Kurtz, é importante que as empresas atuem com medidas preventivas e corretivas frente à fiscalização e encarem a NR12 como uma oportunidade de melhoria e de reestruturação para a competitividade. “A partir de 2010 houve uma expressiva transformação da NR12, partindo-se de uma norma de 40 itens para mais de 300. Isso significa que existem diversas interpretações e subjetividade na aplicação do que é ou não permitido. Para encarar a fiscalização de um modo menos traumático é preciso considerar a transição, onde a empresa parte de um ambiente seguro para outro mais seguro”, pontua.

Situações inseguras que devem ser imediatamente corrigidas, elaboração de um inventário das máquinas e equipamentos indicando se já houve algum acidente; demonstração aos fiscais do empenho da empresa em se adequar às normas; indicar um planejamento; reunir manuais e documentação de todo o material são algumas das orientações da Fiesc. Para o vice-presidente regional da entidade, Diomício Vidal, o encontro busca divulgar soluções técnico-jurídicas junto à indústria. “Nossa intenção é desenvolver um trabalho que engrandeça nossas empresas, em difundir atitudes em prol do desenvolvimento econômico e social, em prol dos trabalhadores e da qualidade de vida”, destaca.

Ao encerrar o evento, o vice-presidente anunciou que a Fiesc está envolvida na realização do 3º Encontro Internacional da Saúde do Trabalhador, a ser promovida nos dias 18 e 19 de maio de 2015, em Florianópolis. Esta será a primeira edição do encontro no Brasil, envolvendo a participação de mais de 50 países.

Colaboração: Cibele Córdova/Novo Texto Comunicação