Geral

“Florestas Plantadas” é tema de encontro promovido por Agricultura e Epagri

Agricultores interessados em diversificar o plantio, reflorestadores e pessoas interessadas em incrementar a renda com investimento diferenciado, de Içara e região, participaram nesta quinta-feira de encontro promovido pela secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Içara e EPAGRI, sobre o tema “Floretas Plantadas”. Esta foi a segunda edição do evento.

A atividade aconteceu na propriedade do Fernando Zanolli, na Lagoa dos Esteves. No local existe uma Unidade de Observação de Eucaliptos Clonais onde estão plantados diferentes clones “e pode-se avaliar o comportamento de cada um deles”, explicou a Engenheira Agrônoma da secretaria de Agricultura, Ana Paula Trevisan

Em pauta a importância do reflorestamento; diferença entre mudas de eucalipto seminais e clonais; eucaliptos clonais e seus usos; uso na Apicultura; espaçamento de plantio recomendado e tratos culturais: preparo do solo, adubação, desrama e desbaste.

O Engenheiro Agrônomo da EPAGRI/Içara, Luiz Fernando Burigo Coan, que também conduziu as explanações assinalou que a produção de eucalipto, além de ser uma poupança garantida para o produtor, “vem ao encontro da preservação ambienta, pois ao crescer, o eucalipto, sequestra carbono da atmosfera, contribuindo para amenizar o efeito estufa; é produção de lenha, que é fonte de energia renovável; protege o solo contra erosão e ainda faz a ciclagem dos nutrientes do solo e serve de abrigo á fauna”.

“Um bom investimento em reflorestamento se faz com mudas de qualidade e manejo adequado. A pauta trazida à discussão pela equipe técnica da Epagri e da secretaria de Agricultura vai, com certeza, incentivar quem tem o objetivo de diversificar o plantio, e ampliar o conhecimento de quem já está envolvido com a produção de eucalipto. Estão todos de parabéns”, destacou o secretário interino de Agricultura, Geraldo Baldissera.

Vanderlei Ingrácia, morador da localidade de Campo Mãe Luzia, cultiva melancia e participou do encontro para conhecer a atividade. “Achei bastante interessante. Hoje trabalho com o cultivo de melancia, ainda não penso em mudar de ramo, mas, com certeza, é uma atividade interessante e rentável”.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”106600″]