Esporte

FME de Criciúma lança Programa Cidade em Ação

Conjunto de 12 projetos sociais que vão abranger dezenas de bairros foi apresentado à comunidade, nesta quarta-feira, no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi

Fotos: Cristian Pereira

Fotos: Cristian Pereira

A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) tem uma palavra como foco a partir de agora: inclusão. E para que isso seja concretizado foi lançado, na noite dessa quarta-feira (16), o Programa Cidade em Ação. Na prática, o programa levará inicialmente 12 projetos sociais a aproximadamente 80 bairros do município, pretendendo atingir 4 mil pessoas. O evento ocorreu no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi e reuniu a equipe da FME, que exercerá as ações, além de autoridades e presidentes de bairros 

A equipe da FME realizou um plano de ação para que os projetos ocorram. O diretor técnico da Fundação, Jorge Davi, explicou que neste plano há as escolhinhas, os subnúcleos e os núcleos. Na escolhinha as crianças ‘brincarão’ de esporte com o auxílio dos estagiários de educação física e, destas, os que se destacarem serão encaminhados para os subnúcleos, onde receberão um treinamento diferenciado. Se avaliados de forma positiva os atletas serão encaminhados aos núcleos, ou seja, as equipes que representam Criciúma nos campeonatos estaduais e nacionais.  

Segundo o prefeito Márcio Búrigo, ver Criciúma nos topos dos pódios nestas competições é muito importante, entretanto, ver crianças e jovens longe das drogas é muito melhor. “Eu prefiro assegurar o afastamento dessas pessoas do mau caminho a vê-las com medalhas no peito. Estou certo de que este modelo fará a diferença num futuro breve”, pontuou Búrigo. 

O prefeito reiterou o apoio que será dado à Fundação pelas secretarias municipais de Educação e Assistência Social. “Esta linha tríplice vai trabalhar junta para que cheguemos ao êxito”, acrescentou. 

O presidente da FME, Renato Valvassori partilhou do desejo de ver sair grandes cidadãos criciumenses por meio do esporte. “Temos certeza de que pessoas de bem nasceram conosco. E além disso, não precisamos nos preocupar com nossos times de rendimento porque, com certeza, grandes joias raras serão garimpadas em nossa cidade”, avaliou Valvassori. 

Uma destas joias raras é Kemelli Alexandre Martis, que com 12 anos, já faz parte dos projetos da FME há 5 anos. “Eu tenho irmãs mais velhas que também sempre participaram dos projetos. Desde quando eu tinha 7 anos eu participo do Mini-Hand. Hoje, eu não largaria o handebol por nada. É minha verdadeira paixão”, enfatizou Kemelli.  

Para garantir a prática do projeto Cidade em Ação há uma equipe que conta com 67 estagiários, 28 técnicos esportivos e 16 coordenadores.

Conheça a lista dos projetos desenvolvidos:

– Brincando nos Bairros: Recreação e lazer para as crianças

– Tigrinhos: Escolinha de Futebol

– Caminhada Orientada

– Donos da bola: Esportes coletivos como vôlei, basquete, handebol e futsal.

– Minerando Talentos: Esportes individuais como tênis de mesa, caratê, xadrez.

– Tênis Comunitário

– Correndo pelo futuro: Atletismo

– Vida e Saúde na Terceira Idade: Atividades direcionadas para os idosos nos Centros Comunitários

– Natação Comunitária

– Projeto Mini Hand: Handebol

– Uma boa sacada: vôlei

– Ginastas Campeões do Futuro: Ginástica rítmica e artística. 

Colaboração: Matheus Reis