Esporte

Fontanella finaliza ajustes em caminhões que irão participar do Arrancadão no Arroio

Faltando menos de 24 horas para o início das provas da 25ª Arrancada de Caminhões no Balneário Arroio do Silva, o Grupo Fontanella de Lauro Müller finaliza os últimos ajustes em quatro potentes caminhões que irão correr nas areias do Arroio.

Desde 2000, o Grupo Fontanella participa da Arrancada de Caminhões. Nesses 15 anos de provas, a empresa já conseguiu dois troféus de primeiro lugar, um de segundo e um de terceiro.

O primeiro piloto da empresa foi Gilvanio Fontanella, o Kiko. Em 2000, ele participou da prova com o único caminhão preparado pelo grupo para competir. Desde então, a Fontanella vem ampliando sua participação na competição, que é considerada a maior do gênero, no mundo.

Para o evento deste ano, a empresa vai levar três caminhões Scania 113 e um Protótipo, que disputava até o ano passado, a Fórmula Truck. Ao todo serão três pilotos: Ramiris Fontanella, 27 anos de idade, que começou a competir em 2008, e logo na estreia foi campeão na categoria eletrônico. Everton Fontanella, 32 anos e Anilton Jacob Meurer, 57 anos.

O mecânico Genivaldo Teles Miranda, 29 anos de idade, há 11 anos trabalhando no Grupo Fontanella, foi um dos profissionais responsáveis pela preparação dos caminhões. “Trabalhamos quinze dias em cima dos caminhões, deixando de lado o carnaval, inclusive, para deixar tudo certo para o arrancadão”, conta.

Segundo o profissional, a manutenção é diferente da empregada em caminhões de transporte. “É preciso reforçar toda estrutura para garantir a segurança do piloto”, afirma o mecânico, enfatizando que a recompensa por tanto esforço é ver os caminhões correndo nas areias do Arroio, e melhor ainda, se eles conseguirem trazer para Lauro Müller alguma premiação.

Para o empresário e piloto Ramiris Fontanella a Arrancada de Caminhões possibilita unir esporte, lazer e negócios. “Nós participamos porque somos apaixonados por caminhões. Além disso, é uma competição onde podemos firmar novas parcerias, pois ali, estão reunidos empresários do ramo de todo país. É sem dúvida uma vitrine gigante, onde podemos expor nossa empresa, nossa marca. E nós aproveitamos essa oportunidade para conhecer novas pessoas, para socializar e até fechar novos negócios”, destaca Ramiris.

Truck Clube de Arrancadas

A partir deste ano está sendo fundado em Santa Catarina, o Truck Clube de Arrancadas, que irá gerenciar o primeiro Campeonato Catarinense de Arrancada de Caminhões.

Segundo Ramiris, estão sendo organizadas cinco provas para a primeira edição, que servirá de teste para o evento. Entre os locais estão Morro da Fumaça, Balneário Camboriú e há também a possibilidade de ocorrer uma etapa no Beto Carreiro Word. Para participar todos os pilotos terão que ser federados.

A ideia, segundo Ramiris, é consolidar o esporte em Santa Catarina e depois levar a competição, também para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

[soliloquy id=”111233″]