Educação

Formigas como bioindicadores é um dos temas abordados em Semana Acadêmica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Elas parecem inofensivas, na maioria das vezes são tão pequenas que quando sozinhas passam despercebidas. São fortes, organizadas e trabalham em grupo melhor que qualquer ser humano.  O inseto mais popular do mundo será tema de minicurso na Unesc. “Utilização das Formigas como Bioindicadores” é o assunto de abertura da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, que ocorre amanhã e sexta-feira (4 e 5 de setembro). O evento faz alusão ao Dia do Biólogo, comemorado em 3 de setembro.  

O minicurso dará uma breve introdução sobre o estudo das formigas, abordando seus aspectos morfológicos, bioecológicos, coleta, montagem e identificação, além do seu potencial como organismos bioindicadores (espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental).

Quem ministra a aula é o professor doutor João Rosado. “O estudo das formigas não é tão simples quanto parece. Elas são personagens importantes na composição da cadeia alimentar, tendo uma grande diversidade de espécies e comportamento. As formigas oferecem inúmeros serviços ao nosso ecossistema”, completa.

Durante a aula prática será realizada a montagem e identificação de espécimes pertencentes às principais subfamílias coletadas durante os estudos de inventariamento. Também serão apresentadas pesquisas e perspectivais atuais sobre tema.

Bactérias, macrofungos, biologia de morcegos serão abordados em outros minicursos  durante a Semana. O evento é realizado pelo curso de Ciências Biológicas em parceria com o 5º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial. Os minicursos acontecem no período matutino, vespertino e noturno.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc