Geral

Forquilhinha apresenta trabalho em seminário internacional

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Forquilhinha é destaque nacional mais uma vez. O município foi convidado para apresentar a experiência do Grupo de Trabalho para Casos Emblemáticos (GT) no II Seminário Internacional: Marco Legal da Primeira Infância, em Brasília esta semana. A Secretária de Assistência Social Lilian Arns Topanotti está em Brasília para a apresentação do trabalho no dia de hoje.

Forquilhinha foi selecionada por ter um grupo de trabalho intersetorial que trata da infância. O trabalho vai servir de exemplo a todos os demais municípios do Brasil fazendo parte de um documento internacional sobre primeira infância. “A participação nesse evento objetiva estabelecer novas parcerias para nosso seminário já marcado para abril de 2015”, ressalta Lilian.

Grupo – O GT foi criado para discutir novas políticas de ações e estratégias que sejam suficientes à prevenção e superação das situações de violação de direitos da criança e do adolescente. O grupo conta com a participação do Juiz de Direito e do Promotor de Justiça da Comarca de Forquilhinha, secretários de Saúde, Assistência Social e Educação, representantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), representante do CONANDA, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar. Tem como público alvo crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social.

Seminário – Tem como objetivo estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos. O evento está acontecendo em Brasília no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, com transmissão simultânea no site da Secretaria da Criança do Distrito Federal. O encontro busca ampliar a participação científica e social para aprimoramento das políticas públicas voltadas às crianças e aperfeiçoamento do Projeto de Lei 6.9998/2013, em análise na Comissão Especial da Primeira Infância. Caso seja sancionada, a legislação será o marco legal de proteção da criança da concepção aos seis anos. Um dos conferencistas é o especialista Jack Shonkoff, professor da Universidade de Harvard e autor de publicações como "Primeira Infância à Luz da Neurociência". Haverá, ainda, mesas-redondas sobre "Avanços e desafios da promoção da Primeira Infância", "Legislação Nacional e Internacional na área da Primeira Infância" e exposição de "Pesquisas e Programas Nacionais e Internacionais na Área", com autoridades do poder público, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa engajadas na promoção da primeira infância.

Colaboração: Carla Giassi