Segurança

Foto de garota seminua é divulgada via aplicativo de celular

Foto foi enviada para namorado que a reenviou para outros garotos

As redes sociais e os aplicativos, como o WhatsApp – via celular –  podem se transformar em um grande problema para as pessoas que não têm consciência ao utilizá-lo ou agem de má fé. Foi o que ocorreu com uma garota de 12 anos, em Laguna. 

Conforme reportagem do jornal Notisul, há cerca de um mês, a menina enviou uma foto sua, seminua, para um adolescente (suposto namorado). Porém, recentemente, ele mandou a imagem para outros garotos da escola em que estudam. 

A notícia se espalhou e, obviamente, a garota ficou em uma situação constrangedora. Nesta segunda-feira, a sua avó foi à Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência contra o jovem. 

O caso ainda tomou proporções maiores, pois duas adolescentes da mesma instituição mostraram a fotografia para outras pessoas. Elas também foram ao local de trabalho do pai da garota e fizeram o mesmo para os funcionários. 

A atitude da dupla envolve rixas por causa de disputa por namoradinhos. Uma delas afirma que a vítima havia dado em cima de seu pretendente. Ameaças de que a imagem será impressa e mostrada para os alunos da instituição também ocorrem. A garota parou de ir para a escola. 

“Eles cometeram o erro por divulgar, mas a menina também por ter enviado ao seu namorado. E existem outros riscos. A dica é não bater fotos íntimas. O celular pode ser perdido, roubado, clonado”, alerta o delegado Flávio Costa Gorla, responsável pelo caso. Nesta semana, ela ainda ouvirá os depoimentos da diretora da escola, do rapaz e das duas adolescentes. 

A lei

O artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que vender ou expor fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cenas de sexo explícito ou pornografia que envolve criança ou adolescente é crime com uma pena que varia de quatro a oito anos de reclusão.

Selfies nuas

As investigações do delegado Flávio Costa Gorla prosseguem para apurar o caso da garota de 12 anos e de outra informação que chegou ao seu conhecimento: a de que virou ‘modinha’ as estudantes realizarem selfies nuas.