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Frentes de trabalho são unidas no Morro do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio das empresas JDantas e Novatecna, responsável pela construção do túnel para transposição do Morro do Formigão, realizou na manhã desta quinta-feira (3), a última remoção de rochas com detonação de explosivos para unir as frentes de trabalho Norte e Sul. Com a galeria aberta, os trabalhos se voltam para o rebaixo de pista no interior túnel, para aplicação de concreto usinado, dando suporte ao pavimento. O empreendimento faz parte da segunda etapa de obras para expansão do fluxo de veículos na BR-101 Sul catarinense.

Agora, é possível andar de uma extremidade a outra do túnel por dentro do Morro do Formigão, sem a necessidade de trafegar pela rodovia federal. Por enquanto, a circulação é permitida somente para os profissionais envolvidos na construção. Depois da detonação de rochas desta manhã, a galeria toma a extensão final de 530 metros do emboque Norte ao Sul. Novas detonações serão realizadas para rebaixo da camada de solo e rochas em até quatro metros, para dar as dimensões finais do túnel. A altura final será de 11,7 metros, com duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda. O lote de transposição do morro terá 900 metros de pista, sendo 530 da galeria e mais 370 metros de acessos.

Segundo o superintendente do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, a união das frente de trabalho do túnel são mais um passo na duplicação da BR-101 Sul. “Mais uma etapa avançou hoje, com a união das frentes de trabalho”, disse o superintendente. Com experiência na construção de outros túneis em outras regiões brasileiras, o engenheiro responsável pela obra, Antonio Vitor de Souza Sobrinho, disse estar feliz e aliviado. “Cada túnel construído tem características próprias e cada construção tem suas peculiaridades. Estamos felizes por mais um passo dessa obra e aliviados porque hoje deu tudo certo”, diz Sobrinho. Os trabalhadores envolvidos nas obras se revezavam para tirar fotos do interior do túnel. “A satisfação, hoje, é imensa!”, diz o topógrafo Jario Brito Neto, que acompanha a obra desde o início.

A remoção de rochas com detonação de explosivos vão continuar por mais um mês, aproximadamente, tempo necessário para o rebaixo na parte inferior do túnel, onde será construída a pista de rolagem. No interior será aplicado concreto usinado, e nos acesso, asfalto.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Máquine, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC