Trânsito

Frota de carros em Araranguá cresceu 250% nos últimos 12 anos

Foto: Guilherme Hahn/Portal Satc

Foto: Guilherme Hahn/Portal Satc

Quem anda pelas ruas de Araranguá logo percebe o grande número de veículos. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), o município tem 31,4 automóveis para cada 100 habitantes. Esse número fica evidente nas ruas durante os congestionamentos da cidade.

Segundo o site do Departamento Estadual de trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), nos últimos 12 anos o número da frota araranguaense passou de 18.372 em 2002 para 49.759 no ano de 2014, representando um aumento de aproximadamente 250% na frota.

Um dos problemas nos horários de pico é o grande fluxo de veículos e de pedestres que transitam ao mesmo tempo. “Estamos aguardando o plano diretor e o de mobilidade urbana. É preciso fazer uma série de mudanças e elas são significativas. Hoje o grande problema nos horários de pico é que todos saem ao mesmo tempo e o agravante da faixa de pedestre, que está muito em cima das rótulas”, explica Paulo Roberto de Oliveira, diretor do departamento municipal de trânsito (Demutran).

Ainda de acordo com Oliveira, um recuo da faixa de pedestres e a criação de travessia elevada já ajudariam a resolver a situação. “Se nós recuarmos a faixa de pedestres no máximo 50 metros já ajudava. Além disso, já pedimos para a secretária de obras para construir travessias elevadas nas saídas das escolas mais movimentadas para que possa melhorar a segurança dos pedestres”, comenta.

Algumas soluções foram tomadas e já estão mostrando resultados para os motoristas que trafegam na região central da cidade. “Havia um clamor muito grande nas ruas para colocarmos o estacionamento no centro. Hoje, após a instalação do rotativo municipal, podemos notar que caiu muito o congestionamento no centro. Hoje ele não dura mais do que 10 minutos. Muitos falam em colocarmos semáforos na cidade, mas além do custo operacional tem que ser estudado melhor o custo/benefício”, ressalta.

Campanha

Para ajudar a solucionar os problemas de congestionamento na cidade, o Demutram está planejando uma campanha junto a outras entidades. “Agora no começo do ano letivo estamos fazendo uma campanha de conscientização juntamente com a PM e outros órgãos para conscientizar a população sobre a faixa de pedestre, já que é um meio que ajuda até na própria segurança deles”, conta Paulo Roberto de Oliveira, diretor do Demutran de Araranguá. 

Com informações de Guilherme Hahn/Portal Satc