Educação

Fruticultura é tema de evento realizado pelo curso de Agronomia do Unibave

Na última quarta-feira (1), foi realizado no Centro de Vivências do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave o evento “Fruticultura na Encosta da Serra Geral: Projetos técnicos de pomares para Orleans e Lauro Müller”, promovido pelo curso de Agronomia da instituição. Os acadêmicos da nona fase apresentaram à comunidade o resultado de projetos realizados em uma atividade integradora aplicada no curso.

A atividade teve como objetivo inserir o acadêmico no mercado de trabalho e realizar a implantação de pomares técnicos, repassando os conhecimentos adquiridos em sala de aula aos produtores da região e desta forma interagir com a comunidade.

Os projetos foram coordenados pelo professor da disciplina de Fruticultura do curso de Agronomia, o engenheiro agrônomo Henrique Belmont Petry. O professor relata que a elaboração dos projetos pelos acadêmicos visa um processo de aprendizagem de todo o conteúdo ministrado durante as aulas de Fruticultura, bem como durante todo o curso de Agronomia. “A exposição dos projetos na forma de um evento traz a possibilidade dos alunos exercitarem suas habilidades como extensionistas rurais”, destacou Petry.

Segundo a coordenadora do curso de Agronomia, Janaina Veronezi Alberton, a atividade buscou oferecer aos acadêmicos o melhor do ensino associado a prática e a integração com a comunidade. “O evento trouxe muitos fatores positivos, e um deles foi a integração do meio acadêmico com a comunidade que o circunda, trazendo benefícios para ambos, além de preparar nossos futuros engenheiros agrônomos para o mercado de trabalho e permitir o prévio contato deles com este meio”, relatou Janaina.

O evento contou com a presença de agricultores, técnicos da área, acadêmicos, professores e algumas autoridades locais, como o gerente regional da Epagri de Criciúma, o engenheiro agrônomo Fernando Preve, o gerente da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, Enólogo Estevan Ascari, o secretário de agricultura de São Ludgero, Valcemir Villani e da engenheira agrônoma da CIDASC, Lúcia Cimolin. Também esteve prestigiando o evento o chefe do departamento de Horticultura e Silvicultura da Universidade do Rio Grande do Sul – URGS, professor Sergio Schwarz, acompanhado de estudantes de mestrado da universidade.

Colaboração: Comunicação Unibave

[soliloquy id=”133791″]