Geral

Gaeco deflagra operação “Colina Limpa” em Orleans

Foto:Ariel Rodrigues/Sul in foco

Foto:Ariel Rodrigues/Sul in foco

Nesta segunda-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina e as Polícias Civil e Militar, deflagrou a operação "Colina Limpa" no município de Orleans. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária de agentes públicos e mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, na Secretaria de Saúde e em residências de envolvidos.

A pedido do Ministério Público, o Poder Judiciário também deferiu medidas cautelares de suspensão temporária do exercício de função pública em desfavor de quatro agentes públicos municipais e de proibição de acesso às dependências da Prefeitura pelos afastados e por detentor de cargo comissionado estadual pelo prazo de 90 dias. Essas medidas são necessárias para evitar interferências externas na colheita de provas. Nos próximos dias serão ouvidas cerca de 80 pessoas para dar continuidade às investigações.

A operação Colina Limpa apura crimes cometidos contra a administração pública, fraudes em licitações, corrupção, desvio de verbas públicas, formação de quadrilha, dentre outros, envolvendo Secretários Municipais, funcionários públicos, empresários e prestadores de serviço da região. As investigações iniciaram há aproximadamente oito meses pela Promotoria da Comarca a partir de uma série de denúncias. O nome da operação é uma referência a Orleans, conhecida como a Cidade das Colinas.

Texto/Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC