Geral

Gamin apresenta plano de metas e ações para 2014

Grupo de Amigos dos Mineiros pretende resgatar feriado de Santa Barbara em Içara

Foto: Kênia Pacheco

Foto: Kênia Pacheco

O plano de ação das atividades de 2014 do Grupo de Amigos dos Mineiros (Gamin) foi apresentado em uma confraternização organizada pelos profissionais da área, neste sábado, no bairro Esplanada, em Içara. Entre os principais objetivos está o de resgatar o feriado de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, que foi extinto, em respeito aos muitos devotos mineiros que estão na ativa e inclusive os já aposentados.  

A intenção maior, conforme o presidente Marcelo Cascaes, é promover a união do grupo e automaticamente ressaltar a importância do mesmo na sociedade. Segundo ele, o Gamin vai criar uma nova realidade para a mineração regional, valorizando os trabalhadores, resgatando principalmente o respeito social de todos os profissionais que atuam no subsolo, desmistificando a rejeição sofrida em Içara. Além disso, a direção quer promover fóruns, palestras e cursos de aperfeiçoamento para a categoria.

Ele destaca que o grupo não está ligado a nenhum partido político, mas não deixará de receber bem aquele que se propor a defender a categoria. “Nós precisamos confirmar o respeito do cidadão mineiro e os valores deste grupo perante a sociedade, principalmente de Içara”, concluiu.

O presidente da Frente Parlamentar do Carvão, deputado estadual Valmir Comin, esteve no encontro e falou que o apagão energético ocorrido recentemente foi a pior tragédia que poderíamos ter sofrido. Para ele, a culpa é da ineficiência e omissão do Governo Federal que deveria adotar uma política responsável e efetiva para o setor. “O potencial do carvão mineral não tem sido devidamente aproveitado. Este recurso é a melhor alternativa para que o país não continue refém do modal das hidrelétricas. Com certeza o carvão era o patinho feio e agora está virando um cisne negro”, acredita o parlamentar.

Participaram do encontro, o deputado federal Jorge Boeira, o deputado estadual Joares Ponticelli, o prefeito de Criciúma Márcio Búrigo, vereadores, ex-vereadores de Criciúma Ivan Westphal, o Camisa e Edilson Medeiros além de lideranças que apóiam a categoria.