Saúde

Gêmeos prematuros compartilham o leito em UTI

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma nova prática de atenção aos bebês prematuros é realizada na UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão. O vínculo que os bebês gemelares tinham no útero materno é mantido através do compartilhamento de leito.

A prática, além de emocionar a todos, com os bebês tentando se abraçar, se tocar, sugando os dedos e as mãos um do outro ou dormindo tranquilamente, tem proporcionado benefícios físicos e psicológicos, facilitando a transição entre o ambiente intra-uterino e o ambiente da unidade de terapia intensiva.

A enfermeira Graciante Schmitt explica que o compartilhamento de leito entre os gêmeos na UTI é adotado apenas quando os bebês apresentam condições clínicas, e tudo é acompanhado de perto por uma equipe multiprofissional.

A estabilidade fisiológica dos bebês é mantida através desta aproximação. Percebe-se a regulação do ritmo cardíaco, respiratório, oxigenação e da temperatura. Outros benefícios são um maior ganho de peso, a melhoria do desenvolvimento motor, a redução dos períodos de agitação e choro e até o tempo de internação.