Saúde

Gestantes recebem orientações sobre os cuidados com o bebê em Urussanga

Foto: Filipe Casagrande

Foto: Filipe Casagrande

A gravidez é um período mágico para toda mulher, cercado de dúvidas e ansiedade na vida dos pais durante o processo de gestação. Como cuidar melhor do bebê? Parto normal ou cesariana? A recuperação demora? Esta e outras dúvidas foram esclarecidas no Curso de Gestantes promovido pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Urussanga.

Durante duas semanas as mamães e acompanhantes receberam orientações técnicas da Equipe Inanna apoio materno, finalizada com uma visita à maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição nessa segunda-feira (24). “Este ano tivemos uma inovação no curso trazendo técnicas para cuidar melhor do bebê, como a massagem shantala, toque de borboleta, método sling e o banho no balde”, conta a coordenadora do NASF, Carla Dandolini.

Grávida a 13 semanas, a balconista Simone Mendes acompanhou atenta as orientações no Curso de Gestantes. Ela espera o seu primeiro bebê e aguarda para descobrir se vai ser menina ou menino. “Sou ansiosa por natureza, com essa gravidez então minha ansiedade triplicou. O curso me ajudou a ficar mais calma e preparada para receber minha tão esperada criança”, disse acompanhada do esposo Marcelo Redivo.

A auxiliar de produção, Iara de Souza, está com 22 semanas de gravidez e aguarda a chegada do seu segundo filho, o João Lucas. Mãe do Gustavo, 9 anos, ela acompanhou o encerramento do curso acompanhada do marido, Vanderson de Prá. “Senti muita falta desta orientação na minha primeira gravidez. Às vezes a gente acha que sabe tudo, pensa que está cuidando direito, mas descobre com os profissionais que estava equivocada”, conta.

As participantes receberam kits com pacote de fraldas, toalha de boca, algodão, cotonete e termômetro. “Em 2015 vamos realizar mais cursos voltados as gestantes e queremos que mais mamães participem. As interessadas podem procurar o NASF e a Unidade de Saúde do seu bairro”, comentou Carla. Hoje há mais de 100 mulheres grávidas na cidade de Urussanga. 

Colaboração: Filipe Casagrande