Geral

Gestão dos recursos hídricos é discutida com secretários da Casa Civil e Fazenda de SC

Foto: Maiara Gonçalves / Comunicação Comitê Rio Urussanga

Foto: Maiara Gonçalves / Comunicação Comitê Rio Urussanga

O Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas irá apresentar proposta para a estruturação da gestão dos recursos hídricos na nova administração do governador Raimundo Colombo. A solicitação para este fim foi feita na segunda-feira, dia 1º, pelos secretários da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Fazenda, Antônio Gavazzoni, durante reunião com o coordenador geral do fórum e presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso. Participaram também do encontro o presidente do Comitê Tijucas, Adalto Gomes, membro da coordenação do Fórum, e José Leal, membro do Comitê Tijucas. A proposição deverá ser encaminhada na próxima semana para a equipe que está estudando a nova composição do Governo Estadual.

Na oportunidade foi entregue ao secretário da Casa Civil menção definida na última reunião do Fórum Catarinense, no mês de outubro, para ser encaminhada ao governador. O documento solicita ao governo ações de melhorias para o fortalecimento da gestão hídrica no Estado. Entre as solicitações estão o fortalecimento da Diretoria de Recursos Hídricos, órgão estadual responsável pela gestão com maior dotação de técnicos para a realização do trabalho, maior agilidade no processo de elaboração dos Planos de Bacia dos Comitês e garantia da destinação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para a operacionalização dos Comitês com cronograma que permita o pleno funcionamento dos órgãos durante todo o ano.

Durante a reunião, o secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Nelson Serpa, destacou a importância do trabalho dos Comitês nas diversas regiões hidrográficas do Estado e, sobretudo, da contribuição que podem oferecer ao governo na definição das estratégias para a gestão da água. O secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, reforçou o pedido de contribuição do Fórum por meio de uma proposta. "A proposta deverá indicar a manutenção dos técnicos que já estão familiarizados com as atuais políticas de gestão da água, dentre outras iniciativas que poderão fortalecer o órgão gestor catarinense de recursos hídricos", explica o coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.

Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga