Geral

Goethe: Escola de Samba escolhe vinhos catarinenses como enredo

Após um trabalho de pesquisa, a diretoria da escola chegou ao cultivo das uvas e desenvolvimento econômico na região Sul de Santa Catarina

Foto: Arquivo / Comunicação Prefeitura de Urussanga

Foto: Arquivo / Comunicação Prefeitura de Urussanga

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dascuia, de Florianópolis, escolheu os vinhos catarinenses como tema do enredo para o Carnaval do próximo ano. Após um trabalho de pesquisa, a diretoria chegou ao cultivo das uvas e desenvolvimento econômico na região Sul de Santa Catarina.

"Percebemos que a cotação do vinho catarinense estava muito alta repercutindo na imprensa nacional e também tendo a bebida como destaque na saúde. Tínhamos três temas e decidimos nos dedicar a este produto e enfatizar a produção em nosso Estado", conta a gerente executiva e primeira dama da escola, Silvana Anjos.

A sinopse do enredo da escola de samba está sendo finalizada e para vivenciar o tema escolhido, mais de 70 pessoas da diretoria e integrantes da agremiação irão visitar Urussanga neste domingo, dia 2 de agosto, para conhecer a região Vales da Uva Goethe, primeira Indicação Geográfica de Procedência do produto em Santa Catarina.

"Participei de uma reunião do setor de enoturismo catarinense e fiquei encantada com a fala de Giselda Mazon falando sobre a primeira Indicação Geográfica do vinho em nosso Estado. Parecia que a voz dela me transportava no tempo. Fiquei apaixonada e percebi que precisávamos vivenciar toda essa magia para completar nosso trabalho", frisa.

O roteiro de enoturismo iniciará na Vinícola Mazon com visita aos parreirais, apresentação dos vinhos dos Vales da Uva Goethe e degustação. Depois a escola de samba irá apresentar o enredo para os produtores de uva e vinho e agentes culturais de Urussanga e Pedras Grandes no pátio do Salão de Eventos da Vigna Mazon. "Vamos fazer um pequeno Carnaval em Urussanga durante o inverno com direito a passistas, porta bandeira, mestre sala e bateria", comenta.

À tarde, o grupo irá visitar a Vitivinícola Casa Del Nonno com degustação de espumantes e frisantes e visitação do processo de produção. Em seguida, os integrantes irão até a comunidade de Rio Caeté para conhecer o trabalho da Vinícola Trevisol.

"Precisamos conhecer mais a história para a elaboração das fantasias, dos carros alegóricos. Para falar dos pequenos produtores precisamos presenciar o cotidiano e revelar a bravura dos imigrantes italianos, a cultura. Queremos mais detalhes sobre como os imigrantes chegaram, o método tradicional de esmagamento das uvas feito com os pés, a Festa da Vindima. Nós degustamos vinhos e nem todos conhecem o que é produzido em nosso Estado e principalmente a identidade própria da uva Goethe. Será um trabalho árduo, mas lindo. Quero ver essa história acontecer e encantar na avenida", finaliza.

A Escola de Samba Dascuia, de Florianópolis, atua oficialmente desde 2006 no Carnaval catarinense. Em 2014, a agremiação foi campeã do grupo de acesso. No ano passado, a escola contou com a participação de mais de 2 mil componentes na avenida.

Com informações do Jornal Vanguarda