Geral

Gôndola de Nova Veneza: saída para restauro

Foto: João Manoel Neto

Foto: João Manoel Neto

A gôndola veneziana instalada na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza, foi retirada na manhã desta terça-feira (4) para reforma. Com auxílio de um caminhão munck e de vários servidores, a embarcação italiana saiu do lago artificial e foi levada para uma avaliação com a intenção de saber a gravidade das avarias no casco e que tem ocasionado vazamentos nos últimos meses.

Ela retornará a praça central num período de 30 a 60 dias. A gôndola é uma genuína embarcação italiana de madeira utilizada para transporte de pessoas nos canais de Veneza, principalmente de turistas, e foi doada pelo Governo da Itália à Nova Veneza.

Nova Veneza possui a única gôndola original da América Latina. “A gôndola é um divisor do turismo na cidade. Escolhemos fazer a reforma em fevereiro porque há menos fluxo de turistas. E como cidade turística, Nova Veneza precisa se acostumar com a época de restauro das peças, como acontece, por exemplo, na Basílica de São Pedro, na Itália”, afirma o secretário de cultura, turismo e esporte, Giliard Cesconetto Gava.

Colaboração: João Manoel Neto/Assessoria de Imprensa