Geral

Gôndola em Nova Veneza será retirada para reforma

Foto: João Manoel Neto

Foto: João Manoel Neto

Um dos principais símbolos da colonização italiana e propulsor do turismo na cidade, a gôndola veneziana instalada na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza, será retirada na manhã desta terça-feira (4) para reforma. Nas próximas semanas ela estará recebendo uma avaliação para saber se o casco precisará ser reformado total ou parcialmente para conter os atuais vazamentos.

A gôndola é uma genuína embarcação italiana de madeira utilizada para transporte de pessoas nos canais de Venezia, principalmente de turistas, e em Nova Veneza recebe diariamente dezenas de pessoas que passam para conhecer o local. “A gôndola é um dos principais símbolos do turismo na cidade, e por isso precisamos conservá-la. Esperamos que ela seja recolocada em 30 dias, mas isso dependerá da avaliação que será feita na reforma”, explica o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Giliard Cesconetto Gava.

Nova Veneza possui a terceira gôndola original que foi doada pela província para outro país. As cidades de São Petersburgo (Rússia) e Toronto (Canadá) possuem uma embarcação, assim como Nova Veneza. Em Las Vegas (EUA) também existe, mas não é uma barca de tamanho oficial.  

Colaboração: João Manoel Neto/Assessoria de Imprensa