Geral

Governador faz voo inaugural no Aeroporto Regional Sul nesta sexta-feira

“Um sonho que se realiza”. A frase do secretário de estado de desenvolvimento regional – Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior, reflete o sentimento de toda a população da região Sul de Santa Catarina. O governador João Raimundo Colombo inaugura o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, nesta sexta-feira, (04/04), às 9h, em Jaguaruna. O avião oficial do Governo do Estado pousará com uma comitiva, oficializando o início dos pousos e decolagens.

O Diário Oficial da União publicou na edição de ontem a Portaria 773, de 1º de abril de 2014, assinada pelo superintendente de Infraestrutura Portuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), inscrevendo o aeroporto público de Jaguaruna – Regional Sul, no cadastro de aeródromos. A inscrição tem validade de dez anos. O ato foi assinado pelo superintendente, Fabio Faizi Rahnemay Rabbani. Ainda ontem, o Instituto de Cartografia (ICA), do Ministério da Aeronáutica, publicou o NOTAM autorizando pousos e decolagens e a abertura do tráfego aéreo no aeroporto.  

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi vai beneficiar aproximadamente 900 mil pessoas, de 48 municípios do Sul de Santa Catarina. O local possui área de 311 hectares, o equivalente a 377 campos de futebol, e possui a maior pista do estado, com 2,5 mil metros de comprimento por 30 de largura. Ele foi projetado para receber aeronaves de grande porte, como o Boeing 761 e o Airbus 320. O aeroporto poderá operar com aeronaves como a ATR-72 (até 68 passageiros) e a Fokker 100 (até 107 passageiros).

O aeroporto de Jaguaruna foi uma luta constante de empresários e autoridades políticas de toda região, além da própria população do Sul. Foi uma das bandeiras levantadas pelas admnistrações das Associações Empresariais da região, das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDLs, entre outros órgãos e representantes da sociedade civil organizada. "O aeroporto vai trazer ainda mais crescimento para o Sul do Estado. A região vive um momento muito bom, de plena expansão. Por anos ficamos esquecidos, a falta de infraestrutura e logística prejudicaram o desenvolvimento. A aeroporto regional, mais a conclusão da duplicação da BR-101, somado ainda a via rápida em Criciúma, entre outras obras estruturais acabam com os gargalos que por anos nos prejudicaram", enfatiza o secretário de estado de desenvolvimento regional – Criciúma, João Fabris. 

A construção do Aeroporto iniciou em 2000,  a pista para pouso e decolagem foi concluída em 2006. Os investimentos para construção foram perto de R$ 60 milhões. Depois de uma longa espera, as operações vão começar. A empresa RDL Aeroportos foi a vencedora da licitação para administrar o aeroporto e a negociação com empresas aéreas a partir desde momento já está liberada. 

“Com a liberação, agora inicia uma nova etapa, o Estado já iniciou a contratação da repintura das faixas e a colocação do mobiliário, ar condicionado, entre outros reparos”, destaca o secretário regional, Soratto Júnior.

Colaboração:Ioton Neto/Gerente de Comunicação SDR-Criciúma

[soliloquy id=”61494″]