Saúde

Governo de Cocal leva prevenção bucal aos alunos da Apae de forma dinâmica e prática

A equipe da Saúde Bucal do Governo Municipal de Cocal do Sul realizou mais uma ação de prevenção nesta terça-feira, 26. De forma lúdica, dinâmica e prática, os dentistas, técnicos e auxiliares atenderam mais de 100 alunos da Apae do município por meio do projeto “OdontoCocal, Sorrindo para o Futuro”.

Durante o dia, os alunos participaram de atividades de higiene, escovação e exame bucal. Todos os dentistas realizaram os procedimentos com seus pacientes e os casos que necessitam de tratamento, foram encaminhados ao consultório. A ação aconteceu no Ginásio de Esportes do Cala/Apae e contou ainda com atividades físicas coordenadas pelo professor Kiko e a participação dos pais.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal do município, Dentista Giovana Galatto Santa Rosa essa é uma ação importante para a prevenção de doenças bucal. “Para nós foi uma iniciativa especial. Todos os profissionais saíram satisfeitos, pois são pessoas que precisam de uma atenção a mais. Dependendo da deficiência, elas não podem fazer uma escovação sozinha, por exemplo, necessitando sempre de um apoio. Queremos com isso evitar que eles precisem ser encaminhados para um tratamento no hospital. Além de se tornar um procedimento bastante caro, gera também um grande transtorno ao paciente”, explica.

Para a professora, Juliana I. dos Santos essa é a primeira vez que a Apae recebe esse tipo de ação. “Ela é muito importante por trazer a prática. Eles trabalharam com o visual para mostrar a escovação. Observamos a dinâmica do grupo proporcionando o estímulo para o hábito da escovação. Cuidados que são necessários diariamente e que aos poucos eles vão se dedicando”, avalia.

A aposentada, Doraci dos Santos Bez Fontana acompanhou a iniciativa ao lado dos dois filhos que frequentam a Apae. “Isso é bem interessante para eles. A gente ensina em casa e agora eles vão perceber que o que a gente fala é verdade e se não fizer direitinho, pode se transformar em algo mais sério”, afirma.

O trabalho acontece no período da manhã e tarde. De acordo com Giovana, os alunos que não estavam presentes receberão a visita da equipe em casa.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt

[soliloquy id=”127230″]