Geral

Governo de Içara investe na construção do Centro de Recuperação Animal

Içara contará com o Centro de Recuperação Animal para a castração de cães e gatos de ruas ou cujo seus proprietários possuam baixa renda. A construção do prédio para os atendimentos já iniciou e todo investimento será com recursos próprios do Governo Municipal. A estrutura física projetada com 92 m² é edificada no Horto Municipal. O prazo de conclusão da obra é para o segundo semestre deste ano.

 

A construção do Centro tem como caráter o controle populacional de animais, como função de saúde pública. A estrutura contará com sala para medicação pré-anestésica (MPA); centro cirúrgico; recepção e ambulatório e canil. Deverão ser realizas em média cerca de 100 atendimentos por mês, no qual serão feitas cirurgias de esterilização dos cães e gatos, machos e fêmeas.

“É dado um grande passo para que consigamos evitar a proliferação desordenada, controlando assim, a população de animais errantes”, diz o prefeito Murialdo canto Gastaldon. “A construção do centro de castração de animais foi uma luta incessante travada e que agora, com o Governo Murialdo e Sandro, vem chegando ao fim. Além do controle populacional de cães e gatos, será trabalhada a promoção da saúde pública”, avalia o secretário de Saúde. Em funcionamento, o Centro de Recuperação Animal será de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Município.

Conforme a médica veterinária, Mariah Freitas, que atuará no Centro de Recuperação Animal, "o funcionamento do local dará continuidade ao projeto de controle de zoonose, desenvolvido no ano passado, em parceria com a Febave, onde foram realizados mais de 150 cães e gatos esterilizações. O procedimento era feito pela equipe do curso de Medicina Veterinária da Unibave, em Orleans". Neste trabalho a equipe de Vigilância Sanitária de Içara também realizou no Loteamento Antônio Lima a desinsetização nas residências com focos de pulgas, carrapatos e bichos.

Exigências e responsabilidade

Só serão atendidos os animais caninos e felinos de proprietários de baixa que estejam inclusos no programa Cadastro Único (CAD Único) do Governo Federal, junto a Secretaria de Assistência Social. O proprietário que não atender as orientações de cuidados com o seu animal ou não retirá-lo do local de castração no dia da alta será denunciado ao Ministério Público por maus tratos ou abandono, conforme a Lei Ambiental Lei 9.605 de fevereiro de 1998.
 

Os animais de rua ficarão na responsabilidade do médico veterinário até receber alta. Passada o pós-operatório ele será entregue ao local recolhido ou adotado. Os cães e gatos domésticos do município ainda receberão, obrigatoriamente, identificação eletrônica individual e permanente, através de transponder – microchip para uso animal e deverão ser registrados junto ao Centro de Castração.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”76700″]