Saúde

Governo de Laguna abre licitação para compra de medicamentos

Ao todo o investimento é de R$600 mil

A Secretaria de Saúde abriu processo licitatório, na modalidade pregão presencial, para aquisição de medicamentos por demanda judicial e os não contemplados na farmácia básica. Ao todo o investimento é de R$ 600 mil, recursos oriundos do Fundo Municipal de Saúde.

No município existem três formas de fornecimento de medicamentos através do Sistema Único de Saúde. Nas farmácias básicas dos postos de saúde são disponibilizados remédios conforme a demanda dos usuários daquela localidade. Entre eles, medicação para diabetes, hipertensão, analgésicos, antitérmicos e antibióticos. O paciente retira na própria unidade gratuitamente, de acordo com a receita médica.

Na farmácia central, localizada na Policlínica Paulo Carneiro, são fornecidos somente os remédios controlados, que não são disponibilizados na farmácia básica. Já os medicamentos por demanda judicial, segundo a Diretora de Saúde Adalbani Jerônimo, são fornecidos aos pacientes que não possuem condições financeiras e que não são contemplados na farmácia básica e na central.

“Esses remédios são de responsabilidade do estado, por serem de alto valor, porém enquanto o processo tramita na justiça, o juiz expede liminar responsabilizando o município por este fornecimento para que o usuário não fique sem atendimento neste período, até que a decisão seja finalizada. Depois passa a ser entregue pela farmácia do estado, na 19ª regional”, explica.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna