Geral

Governo Municipal organiza campanha de doação de medicamentos

Foto: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

Foto: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

O Governo de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Nasf e Fundação Assistencial de Içara (FAI), lança neste mês uma campanha solidária para a arrecadação de medicamentos. O objetivo é evitar a automedicação e seus efeitos adversos e a otimização e disponibilização à população com a doação para a Farmácia Solidária. A primeira reunião de organização aconteceu na manhã desta segunda-feira, com a participação do prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Neste primeiro momento, a proposta é atingir a população com a campanha nas unidades de saúde; clubes de mães e idosos e instituições de ensino. Além da entrega de flyers, confecção de cartazes e outdoors serão fixados pontos de arrecadação em cada unidade de saúde. As agentes comunitárias de saúde também realizarão o trabalho de esclarecimentos e coleta nas residências.

“Nas escolas, com o envolvimento da direção e dos professores serão entregues flyers aos alunos que levarão para o conhecimento dos pais e o incentivo a adesão da campanha. Nos clubes de mães este trabalho será realizado pelas monitoras. É uma campanha muito importante proposto pelo prefeito Murialdo”, diz o secretário de Saúde, Lauro Nogueira. Ainda conforme ele, os medicamentos serão recolhidos nas unidades de pelos motoristas da secretaria e entregues na Farmácia Solidária que fará a triagem e doação.

“Muitas pessoas após utilizarem o medicamento, descartam ou guardam deixando vencer a validade. Esta campanha promoverá um destino correto aos remédios, evitando a automedicação,disponibilização as crianças e a otimização e à população por meio da farmácia Solidária”, destaca Murialdo.

Também participaram da reunião, a presidente da FAI, primeira dama Ceneli Freitas Gastaldon e equipe; presidente da União das Associações dos Conselhos Locais de Saúde, Jane Regina Luiz da Silva; coordenadora do Programa DST/HIV/Aids, Samira Abdenur; farmacêutica do Nasf, Mara Rúbia Mendes; farmacêutica do SAE, Natália de Rochi e o vereador, Márcio Toretti.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI