Geral

Governo Municipal viaja a Brasília em busca de recursos para imigrantes

Foto: Arquivo/Decom

Foto: Arquivo/Decom

Em busca de recursos para oferecer assistência aos imigrantes africanos e haitianos que atualmente residem em Criciúma, representantes do Governo Municipal viajam para Brasília, no fim da tarde desta terça-feira (12). A Secretária Municipal de Assistência Social, Solange Barp, participará de duas audiências durante esta quarta-feira (13) com o intuito de explicar a atual situação imigratória da cidade.

Solange tem audiências agendadas na Secretaria de Igualdade Racial e no Ministério da Justiça. A secretária explica que um relatório completo está em elaboração, mas que outros pedidos por parte da Secretaria já foram negados pelo Ministério de Desenvolvimento Social. “Mandamos o pedido no dia 29 de julho por escrito e ele foi negado. Também já fizemos o contato por telefone. Agora iremos até lá pessoalmente para tentar angariar estes recursos e explicar a necessidade de melhor trabalhar nesta questão”, ressalta.

Nesta segunda-feira (11), a Secretária participou da reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas) em Lages com o mesmo intuito de conseguir recursos via Governo Estadual. No entanto, um acordo não foi encontrado e a situação foi prorrogada para setembro em uma nova reunião. “Os representantes do conselho entendem que prioridade é fazer repasse para atender a população catarinense”, explica a secretária.

No caso do Governo Federal, Solange afirma que depende somente de uma questão de vontade. “Como é caso de emergência, neste caso o recurso pode ser passado de fundo a fundo”, esclarece.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação