Geral

Greve dos bancários: em Tubarão, adesão chega a 95%

Foto: Geraldo Gê

Foto: Geraldo Gê

A greve dos bancários segue por tempo indeterminado em todo o país. Nas agências de abrangência do Sindicato dos Bancários de Tubarão e região, a adesão chegou a 95%. O primeiro dia de portas fechadas foi ontem, mas a expectativa é de que hoje 100% dos trabalhadores possam aderir à paralisação.

De acordo com o presidente do sindicato, Armando Machado Filho, uma reunião foi realizada ontem para verificar o índice de adesão. “Chegamos a 95%, com grande chance de chegar a 100% amanhã (hoje). Estamos na expectativa de adesão total”, ressalta Armando em entrevista para o jornal Diário do Sul.

Nas agências bancárias de Tubarão e região, as portas foram fechadas ontem. Em nível nacional e nos 10 bancos do Sindicato de Laguna, que abrange Imbituba e Imaruí, a adesão à greve ocorreu na terça-feira. 

Os profissionais da região estavam em estado de greve desde a última semana e foram contrários à proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada sábado. 

A Fenaban apresentou proposta de reajuste de 7,35% para os salários e aumento no piso da categoria para 8%. Anteriormente, havia oferecido 7% (reajuste) e 7,5% (piso). Os trabalhadores querem reajuste salarial de 12,5% e outras reivindicações, como fim das metas abusivas, melhores condições de trabalho, entre outras. A greve é um movimento nacional.