Geral

Grupo de italianos chega a Orleans nesta sexta-feira

Conhecida como cidade das colinas, Orleans possui muitos atributos que a diferencia das demais cidades. As belezas naturais e o povo acolhedor fazem com que o munícipio se destaque no cenário nacional e internacional. Há quatro anos Orleans recebe italianos vindos de Ala, província de Trento, na Itália.

Desde 2010 o munícipio faz parte da rota de visita dos descendentes de seus colonizadores, quando foi criado pelos governos das duas cidades, o Pacto de Amizade e Geminação, para que os laços entre ambos se fortaleçam ainda mais.

Um dos objetivos do encontro é manter acesa as relações existentes entre as duas comunidades, favorecendo momentos de formação no âmbito linguístico, histórico e cultural.

Orleans, terra da cultura, com pouco mais de 21 mil habitantes, tem grande miscigenação cultural. E os italianos fazem parte dessa mistura. A partir desta sexta-feira (24), o município abrirá as portas para cinco novos amigos da Itália. “É um momento especial para nossa cidade, pois sabemos o quanto é essencial a troca de experiências culturais, elevando o espírito de fraternidade e solidariedade”, declara o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes.

Os visitantes serão recepcionados em Florianópolis, e terão pela frente um cronograma de nove dias de atividades, entre elas, entrevistas em emissoras do município, visitas a empresas, palestras, cafés coloniais, missa e o descerramento de uma placa alusiva ao pacto, tendo como local a Praça Celso Ramos, no Centro.

Em meio às atividades, destacam-se os eventos dos dias 26 e 27 de outubro, que são:

Domingo (26/10)

– 19h: Missa/celebração Gemellaggio na Igreja Matriz Santa Otília de Orleans;

– 20h30min: Descerramento de placa monumento alusivo ao Gemellaggio, na Praça Celso Ramos.

Segunda-feira (27/10)

– 10h: Visita ao Paço Municipal de Orleans;

– 17h: Inauguração de placas Gemellaggio nas principais divisas municipais de Orleans;

– 19h: Visita e saudação aos vereadores na Câmara de Orleans.

Colaboração: Ariel Rogrigues/Comunicação Orleans

[soliloquy id=”93319″]